Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Nariz
Nariz

Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.

Septo Nasal
Septo Nasal

A divisão que separa as duas cavidades nasais no plano medial, composta de cartilagens, membranas e partes ósseas.

Turbinados
Turbinados

Placas ósseas em forma de concha com margens curvadas localizadas na parede lateral da cavidade nasal.

Osso Nasal
Osso Nasal

Cada um dos ossos retangulares e alongados que juntos formam a ponte do nariz.

Células Caliciformes
Células Caliciformes

Célula epitelial glandular ou glândula unicelular. Células caliciformes secretam o MUCO. Estão espalhadas no revestimento de vários órgãos, especialmente o INTESTINO DELGADO e o TRATO RESPIRATÓRIO.

Cavidade Nasal
Cavidade Nasal

Porção proximal da passagem respiratória em cada lado do septo nasal, revestida por uma mucosa ciliada extendendo-se das narinas até a faringe.

Mucosa Olfatória
Mucosa Olfatória

Porção da mucosa nasal (com as terminações nervosas sensitivas do OLFATO), localizada na cúpula de cada CAVIDADE NASAL. O epitélio olfatório (castanho amarelado) é constituído por NEURÔNIOS RECEPTORES OLFATÓRIOS, células em escova (brush cells), CÉLULAS-TRONCO e glândulas olfatórias associadas. Órgão Vomeronasal;

Neurônios Receptores Olfatórios
Neurônios Receptores Olfatórios

Neurônios localizados no epitélio olfatório contendo proteínas (RECEPTORES ODORANTES) que se ligam à substâncias odoríferas detectando então os odores. Esses neurônios enviam seus DENTRITOS para a superfície do epitélio com seus neurônios receptores olfatórios localizados nos cílios apicais imóveis. Seus AXÔNIOS não mielinizados fazem sinapse no BULBO OLFATÓRIO no CÉREBRO. DF Receptores Odorantes;

Órgão Vomeronasal
Órgão Vomeronasal

Uma parte especializada do sistema ofatório localizada na parte anterior do septo nasal na cavidade nasal. Células quimiosensitivas do órgão vomeronasal projetam fibras para o bulbo olfatório acessório através do nervo vomeronasal. A função primária deste órgão parece estar relacionada à sensibilidade dos feromônios que regulam o comportamento reprodutivo e outros comportamentos sociais. Enquanto pensava-se que esta estrutura permanecia ausente em primatas superiores adultos, dados recentes sugerem sua presença em humanos adultos.

Seios Paranasais
Seios Paranasais

Extensões preenchidas de ar localizadas na parte respiratória da cavidade nasal dentro dos ossos frontal, etmóide, esfenóide e maxila. Variam em tamanho e forma entre indivíduos diferentes, e são revestidas por uma membrana mucosa ciliada da cavidade nasal.

Seio Maxilar
Seio Maxilar

Um dos seios paranasais pareados, localizados no corpo da maxila. Comunica-se com o meato médio da cavidade nasal.

Seio Esfenoidal
Seio Esfenoidal

Um dos seios paranasais pareados, localizado no corpo do osso esfenóide e comunica-se com o meato superior da cavidade nasal do respectivo lado.

Seio Etmoidal
Seio Etmoidal

Numerosas pequenas cavidades de paredes finas ou células de ar localizadas no osso etmóide. Essas cavidades formam o labirinto etmoidal.

Seio Frontal
Seio Frontal

Um dos espaços pareados, mas raramente simétricos, preenchidos de ar localizados entre as camadas compactas interna e externa do osso frontal.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar