Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Peritônio
Peritônio

Membrana de CÉLULAS EPITELIAIS escamosas (células mesoteliais), revestidas pelas MICROVILOSIDADES apicais, que permitem rápida absorção (de líquidos e partículas) na CAVIDADE PERITONEAL. O peritônio é dividido nos componentes parietal e visceral. O peritônio parietal reveste o interior da PAREDE ABDOMINAL e o visceral reveste os órgãos intraperitoneais. Uma camada peritoneal dupla forma o MESENTÉRIO, que mantém estes órgãos separados (suspend) da parede abdominal.

Glândulas Mamárias Humanas
Glândulas Mamárias Humanas

O tecido glandular na MAMA humana que está sob a influência de hormônios tais como os ESTRÓGENOS, PROGESTINAS e PROLACTINA. Em MULHERES, depois do PARTO, as glândulas mamárias secretam leite (LEITE HUMANO) para alimentação do recém-nascido.

Cartilagem
Cartilagem

Forma não vascularizada de tecido conjuntivo composta de CONDRÓCITOS inseridos numa matriz de COLÁGENO tipo II e SULFATOS DE CONDROITINA. É dividida em três tipos

Cartilagem Elástica
Cartilagem Elástica

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém FIBRAS ELÁSTICAS e lamelas elásticas, além dos componentes normais da matriz da CARTILAGEM HIALINA. A cartilagem elástica é encontrada na ORELHA EXTERNA, TUBA DE EUSTAQUIO, EPIGLOTE; e LARINGE.

Fibrocartilagem
Fibrocartilagem

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém grandes feixes de COLÁGENO TIPO I. A fibrocartilagem é tipicamente encontrada no DISCO INTERVERTEBRAL, SÍNFISE PÚBICA, MENISCO TIBIAL e nos discos articulares das ARTICULAÇÕES sinoviais. (Tradução livre do original

Fibrocartilagem Triangular
Fibrocartilagem Triangular

Fibrocartilagem que constitui o complexo da fibrocartilagem triangular, encontrada na ARTICULAÇÃO DO PUNHO.

Cartilagem Hialina
Cartilagem Hialina

Tipo de CARTILAGEM (encontrada na CARTILAGEM ARTICULAR, na CARTILAGEM DA LARINGE e no SEPTO NASAL) caracterizada por uma matriz amorfa homogênea, contendo principalmente COLÁGENO TIPO II e substância fundamental.

Músculos
Músculos

Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.

Músculo Esquelético
Músculo Esquelético

Subtipo de músculo estriado fixado por TENDÕES ao ESQUELETO. Os músculos esqueléticos são inervados e seu movimento pode ser conscientemente controlado. Também são chamados de músculos voluntários.

Retículo Sarcoplasmático
Retículo Sarcoplasmático

Rede de túbulos e cisternas localizada no citoplasma de músculos esqueléticos. Participam na contração e no relaxamento dos músculos através da liberação e armazenamento de íons cálcio.

Músculo Liso
Músculo Liso

Um dos músculos dos órgãos internos, vasos sanguíneos, folículos pilosos etc.; os elementos contráteis são alongados, em geral células fusiformes com núcleos de localização central e comprimento de 20 a 200 mü-m, ou ainda maior no útero grávido; embora faltem as estrias traversas, ocorrem miofibrilas espessas e delgadas; encontram-se fibras musculares lisas juntamente com camadas ou feixes de fibras reticulares e, freqüentemente, também são abundantes os ninhos de fibras elásticas. (Stedman, 25ª ed)

Miométrio
Miométrio

A capa de músculos lisos do útero, que forma a massa principal do órgão.

Músculo Liso Vascular
Músculo Liso Vascular

Tecido muscular não estriado e de controle involuntário que está presente nos vasos sangüíneos.

Túnica Média
Túnica Média

Camada média das paredes dos vasos sangüíneos, composta principalmente de células musculares lisas, delgadas e cilíndricas e tecido elástico. Esta camada é responsável pela espessura da parede da maioria das artérias. As células musculares lisas encontram-se organizadas em camadas circulares ao redor do vaso, e a espessura dessa camada varia de acordo com o tamanho do vaso.

Miocárdio
Miocárdio

Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.

Músculos Papilares
Músculos Papilares

Projeções musculares cônicas que estão implantados nas paredes dos ventrículos cardíacos. Ligam-se às cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendíneas.

Miócitos Cardíacos
Miócitos Cardíacos

Células do músculo estriado encontradas no coração. Elas são derivadas dos mioblastos cardíacos (MIOBLASTOS CARDÍACOS). Mioblastos Cardíacos; Miofibrilas;

Osso e Ossos
Osso e Ossos

TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.

Mucosa Intestinal
Mucosa Intestinal

Revestimento dos INTESTINOS, consistindo em um EPITÉLIO interior, uma LÂMINA PRÓPRIA média, e uma MUSCULARIS MUCOSAE exterior. No INTESTINO DELGADO, a mucosa é caracterizada por várias dobras e muitas células absortivas (ENTERÓCITOS) com MICROVILOSIDADES.

Celulas de Paneth
Celulas de Paneth

Células epiteliais diferenciadas da MUCOSA INTESTINAL encontradas na parte basal das criptas intestinais de Lieberkuhn. As células de Paneth secretam os FATORES DE CRESCIMENTO, enzimas digestivas, tais como, as lisozimas e os peptídeos antimicrobianos como as criptidinas (ALFA-DEFENSINAS) para o lúmen da cripta.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2024 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar