Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Músculo Liso Vascular
Músculo Liso Vascular

Tecido muscular não estriado e de controle involuntário que está presente nos vasos sangüíneos.

Túnica Média
Túnica Média

Camada média das paredes dos vasos sangüíneos, composta principalmente de células musculares lisas, delgadas e cilíndricas e tecido elástico. Esta camada é responsável pela espessura da parede da maioria das artérias. As células musculares lisas encontram-se organizadas em camadas circulares ao redor do vaso, e a espessura dessa camada varia de acordo com o tamanho do vaso.

Miocárdio
Miocárdio

Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.

Músculos Papilares
Músculos Papilares

Projeções musculares cônicas que estão implantados nas paredes dos ventrículos cardíacos. Ligam-se às cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendíneas.

Miócitos Cardíacos
Miócitos Cardíacos

Células do músculo estriado encontradas no coração. Elas são derivadas dos mioblastos cardíacos (MIOBLASTOS CARDÍACOS). Mioblastos Cardíacos; Miofibrilas;

Barreira Alveolocapilar
Barreira Alveolocapilar

Barreira entre o sangue capilar e o ar alveolar compreendendo o EPITÉLIO alveolar e o ENDOTÉLIO capilar com sua MEMBRANA BASAL aderente e citoplasma das CÉLULAS EPITELIAIS. As TROCAS GASOSAS PULMONARES ocorrem através desta membrana.

Sistema Cardiovascular
Sistema Cardiovascular

CORAÇÃO e VASOS SANGÜÍNEOS, através dos quais o SANGUE é bombeado e circula pelo corpo.

Barreira Hematoneural
Barreira Hematoneural

Barreira entre o perineuro (dos NERVOS PERIFÉRICOS) e o ENDOTÉLIO VASCULAR (dos CAPILARES endoneurais). O perineuro atua como barreira à difusão; entretanto, nesta barreira há maior permeabilidade a íons que na BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA. Permeabilidade Capilar;

Vasos Sanguíneos
Vasos Sanguíneos

Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).

Artérias
Artérias

Os vasos que transportam sangue para fora do coração.

Artérias Brônquicas
Artérias Brônquicas

A artéria brônquica esquerda nasce da aorta torácica, enquanto que a esquerda nasce da primeira artéria intercostal aórtica ou da artéria bronquial esquerda superior. Irrigam os brônquios e região inferior da traquéia.

Artérias Carótidas
Artérias Carótidas

Cada uma das duas principais artérias em ambos os lados do pescoço, que suprem de sangue a cabeça e o pescoço. Cada uma se divide em dois ramos, a artéria carótida interna e artéria carótida externa.

Artéria Carótida Primitiva
Artéria Carótida Primitiva

As duas principais artérias que irrigam as estruturas da cabeça e pescoço. Ascendem uma a cada lado do pescoço e no nível da lâmina superior da cartilagem tireóide, cada uma se divide em dois ramos, as artérias carótidas externa (ARTÉRIA CARÓTIDA EXTERNA) e interna (ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA).

Artéria Carótida Externa
Artéria Carótida Externa

Ramo da artéria carótida primitiva que irriga a superfície da cabeça, a face e a maior parte do pescoço.

Artéria Carótida Interna
Artéria Carótida Interna

Ramo da artéria carótida primitiva que irriga a parte anterior do cérebro, os olhos e estruturas relacionadas, a face e o nariz.

Seio Carotídeo
Seio Carotídeo

Porção dilatada da artéria carótida primitiva no nível da ramificação em artérias carótidas interna e externa. Esta região contém barorreceptores, que quendo estimulados, causam diminuição dos batimentos cardíacos, vasodilatação e diminuição da pressão sangüínea. Pressorreceptores;

Artérias Cerebrais
Artérias Cerebrais

Vasos sanguíneos arteriais que suprem o CÉREBRO.

Círculo Arterial do Cérebro
Círculo Arterial do Cérebro

Anastomose poligonal encontrada na base do cérebro, formada pela carótida interna (ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA), partes proximais das artérias cerebrais anterior, média e posterior (ARTÉRIA CEREBRAL ANTERIOR, ARTÉRIA CEREBRAL MÉDIA, ARTÉRIA CEREBRAL POSTERIOR), a artéria comunicante anterior e as artérias comunicantes posteriores.

Artérias Temporais
Artérias Temporais

Artérias que nascem ou da artéria carótida externa ou da artéria maxilar e distribuem-se pela região temporal.

Artéria Cerebral Anterior
Artéria Cerebral Anterior

Zona mais interna da córtex adrenal. Esta região produz as enzimas que convertem a PREGNENOLONA, um esteróide de 21 carbonos, a um esteróide de 19 carbonos (DESIDROEPIANDROSTERONA e ANDROSTENEDIONA) via 17-ALFA-HIDROXIPREGNENOLONA.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2024 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar