Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Olho
Olho

Pálpebras
Pálpebras

Pestanas
Pestanas

Pêlos que se projetam a partir das extremidades das pálpebras.

Músculos Oculomotores
Músculos Oculomotores

Músculos que movem os olhos. Fazem parte deste grupo os músculos

Células Amácrinas
Células Amácrinas

INTERNEURÔNIOS da RETINA dos vertebrados. Integram, modulam e colocam um domínio temporal na mensagem visual apresentada às CÉLULAS DO GÂNGLIO RETINIANO, com as quais fazem sinapse na camada interna plexiforme.

Células Bipolares da Retina
Células Bipolares da Retina

INTERNEURÔNIOS da RETINA de vertebrados, contendo dois processos. Recebem aferências dos FOTORRECEPTORES DE VERTEBRADOS e enviam eferências às CÉLULAS DO GÂNGLIO RETINIANO. As células bipolares também fazem conexões laterais (na retina) com as CÉLULAS HORIZONTAIS DA RETINA e com as CÉLULAS AMÁCRINAS.

Fotorreceptores
Fotorreceptores

Células especializadas em detectar e transducir luz.

Bastonetes (Retina)
Bastonetes (Retina)

Um dos dois tipos de células fotorreceptoras da retina de vertebrados. Nos bastonetes o fotopigmento está organizado em pilhas de discos membranosos separados da membrana celular externa. Os bastonetes são mais sensíveis à luz do que os cones, mas a visão mediada pelos bastonetes tem menor resolução temporal e espacial que a visão mediada pelos cones.

Segmentos Externos do Bastonete
Segmentos Externos do Bastonete

Parte dos bastonetes da retina localizada entre o segmento interno e a camada de epitélio pigmentar da retina.

Cones (Retina)
Cones (Retina)

Um dos dois tipos de células fotorreceptoras localizado na retina de vertebrados. Nos cones o fotopigmento localiza-se nas invaginações da membrana celular do segmento externo. Os cones são menos sensíveis à luz que os bastonetes, mas fornecem visão espacial superior e acuidade temporal, e a combinação de sinais provenientes dos cones com diferentes pigmentos permitem a visão das cores.

Disco Óptico
Disco Óptico

Porção do nervo óptico vista no fundo de olho com a utilização do oftalmoscópio. É formado pelo encontro de todos os axônios das células ganglionares da retina assim que penetram no nervo óptico.

Segmento Anterior do Olho
Segmento Anterior do Olho

O terço frontal do globo ocular que inclui as estruturas entre a superfície frontal da córnea e a frente do CORPO VÍTREO.

Cristalino
Cristalino

Estrutura transparente e biconvexa do OLHO. Encontra-se dentro de uma cápsula, atrás da ÍRIS e à frente do humor vítreo (CORPO VÍTREO). Está levemente superposta na margem pelos processos ciliares. A adaptação do CORPO CILIAR é crucial para a ACOMODAÇÃO OCULAR.

Córtex do Cristalino
Córtex do Cristalino

Porção do cristalino que se encontra ao redor do núcleo e é limitado anteriormente pelo epitélio e posteriormente pela cápsula. Contém as fibras do cristalino e substância amorfa intercelular.

Cápsula do Cristalino
Cápsula do Cristalino

A fina cobertura exterior não-celular do CRISTALINO, composta principalmente por COLÁGENO TIPO IV e GLICOSAMINOGLICANAS. É secretada pelo epitélio embrionário anterior e posterior. Este, depois desaparece. Capsulorrexe;

Iris
Iris

A câmara mais anterior da túnica média, separando a câmara anterior da posterior. Consiste de duas camadas - o estroma e o epitélio pigmentado. A cor da íris depende da quantidade de melanina no estroma e da reflexão do epitélio pigmentado.

Pupila
Pupila

Abertura na íris através da qual a luz passa.

Córnea
Córnea

Porção anterior ( transparente) da túnica fibrosa que reveste o olho, composta por cinco camadas

Limbo da Córnea
Limbo da Córnea

Zona transicional anular, de aproximadamente 1 mm de largura, localizada entre a córnea, a conjuntiva bulbar e a esclera. É altamente vascularizada e está envolvida no metabolismo da córnea. É oftalmologicamente significante uma vez que aparece na superfície mais externa do globo ocular como um leve sulco, marcando a linha entre a córnea translúcida e a esclera.

Epitélio Anterior
Epitélio Anterior

Epitélio escamoso, estratificado que recobre a superfície externa da CÓRNEA. É lisa e contém muitas terminações nervosas livres.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2024 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar