Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Gânglio Trigêmeo
Gânglio Trigêmeo

Gânglio em formato de meia-lua contendo as células de origem da maioria das fibras sensitivas do nervo trigêmeo. Está situado no cavo trigeminal na superfície cerebral da parte petrosa do osso temporal e origina os nervos oftálmico, maxilar e parte do nervo maxilar.

Nervo Vago
Nervo Vago

O décimo nervo craniano. O nervo vago é um nervo misto que contém fibras aferentes somáticas (da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo), fibras aferentes viscerais (da faringe, laringe, tórax e abdome), fibras eferentes parassimpáticas (para o tórax e abdome) e fibras eferentes para o músculo estriado (da laringe e faringe).

Nervos Laríngeos
Nervos Laríngeos

Ramos do NERVO VAGO. Os nervos laríngeos superiores originam-se próximo ao gânglio nodoso e são separados em ramos externos que suprem as fibras motoras que se direcionam para os músculos cricotireoídeos, e ramos internos que transportam as fibras sensitivas. O nervo laríngeo recidivante se origina mais caudalmente e transporta fibras eferentes para todos os músculos da laringe exceto o cricotireoídeo. Os nervos laríngeos e seus vários ramos também transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões da laringe, faringe, traquéia e cardíaca.

Nervo Laríngeo Recorrente
Nervo Laríngeo Recorrente

Ramos do nervo vago (X par craniano). Os nervos laríngeos recorrentes se originam mais caudalmente que os nervos laríngeos superiores e seguem diferentes vias nos lados direito e esquerdo. Transportam fibras eferentes para todos os músculos da laringe, exceto o cricotireoídeo e transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões laríngea, faríngea, traqueal e cardíaca.

Nervos Cranianos
Nervos Cranianos

Doze pares de nervos que transportam fibras aferentes gerais, aferentes viscerais, aferentes especiais, eferentes somáticas e eferentes autônomas.

Nervo Troclear
Nervo Troclear

O IV par dos nervos cranianos. O nervo troclear transporta a inervação motora dos músculos oblíquos superiores do olho.

Nervo Glossofaríngeo
Nervo Glossofaríngeo

O IX nervo craniano. O nervo glossofaríngeo é um nervo misto - motor e sensitivo; transportando fibras eferentes somáticas e atônomas e aferentes gerais, especiais e viscerais. Entre suas conecções encontram-se fibras motoras enviadas para o músculo estilofaríngeo, fibras parassimpáticas para as glândulas parótidas, aferentes gerais e relacionadas à gustação provenientes do terço posterior da língua, da nasofaringe e do palato, e fibras aferentes provenientes dos barorreceptores e quimiorreceptores do seio carotídeo.

Nervo Olfatório
Nervo Olfatório

O I nervo craniano. O nervo olfatório transporta a sensação olfatória. É formado pelos axônios dos NEURÔNIOS RECEPTORES OLFATÓRIOS que projetam do epitélio olfatório (no epitélio nasal) para o BULBO OLFATÓRIO.

Nervo Óptico
Nervo Óptico

O II nervo craniano. O nervo óptico transporta informação visual da retina para o cérebro. Este nervo leva os axônios das células ganglionares da retina, que se reorganizam no quiasma óptico e continuam através dos tractos ópticos, até o cérebro. A maior projeção é para os núcleos geniculados laterais. Outros alvos importantes incluem os colículos superiores e núcleos supraquiasmáticos. Ainda que conhecido como o segundo nervo craniano, é considerado parte do sistema nervoso central.

Disco Óptico
Disco Óptico

Porção do nervo óptico vista no fundo de olho com a utilização do oftalmoscópio. É formado pelo encontro de todos os axônios das células ganglionares da retina assim que penetram no nervo óptico.

Quiasma Óptico
Quiasma Óptico

Estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos. No quiasma óptico as fibras da parte medial de cada retina cruzam para projetarem para o outro lado do cérebro, enquanto que as fibras da parte lateral da retina continuam no mesmo lado. Como resultado temos que cada hemisfério cerebral recebe informações sobre o campo visual contralateral de ambos os olhos.

Nervo Oculomotor
Nervo Oculomotor

O III nervo craniano. O nervo oculomotor envia fibras motoras para os músculos levantador da pálpebra, reto superior, reto inferior e oblíquo inferior do olho. Envia também fibras eferentes parassimpáticas (via gânglio ciliar) para os músculos controladores da constrição e acomodação da pupila. As fibras motoras se originam nos núcleos oculomotores do mesencéfalo.

Nervo Acessório
Nervo Acessório

XI nervo craniano. O nervo acessório se origina de neurônios da medula oblonga e medula espinhal cervical. Apresenta uma raiz craniana, a qual une-se ao nervo vago (X craniano) e envia fibras motoras para os músculos da laringe, e uma raiz espinhal, que envia fibras motoras para os músculos trapézio e esternocleidomastóide. Dano à este nervo produz perda de força nos movimentos de rotação da cabeça e elevação do ombro.

Nervo Hipoglosso
Nervo Hipoglosso

O XII nervo craniano. O nervo hipoglosso se origina no núcleo do hipoglosso na medula oblonga e supre a inervação motora de todos os músculos da língua com exceção do palatoglosso (o qual é inervado pelo nervo vago). Este nervo também contém aferentes propioceptivas provenientes dos músculos da língua.

Nervo Abducente
Nervo Abducente

VI nervo craniano. O nervo abducente se origina no núcleo abducente na ponte e envia fibras motoras para os músculos retos laterais do olho. Dano ao nervo ou ao seu núcleo interrompe o controle do movimento horizontal do olho.

Nervo Trigêmeo
Nervo Trigêmeo

O quinto e maior nervo craniano. O nervo trigêmeo é um nervo misto, composto de uma parte motora e sensitiva. A parte sensitiva, maior, forma os nervos oftálmico, mandibular e maxilar que transportam fibras aferentes sensitivas de estímulos internos e externos provenientes da pele, músculos e junturas da face e boca, e dentes. A maioria destas fibras se originam de células do gânglio trigeminal e projetam para o núcleo do trigêmeo no tronco encefálico. A parte motora, menor, nasce do núcleo motor do trigêmeo no tronco encefálico e inerva os músculos da mastigação.

Nervo Mandibular
Nervo Mandibular

Um ramo do nervo trigêmeo (V nervo craniano). O nervo mandibular transporta fibras motoras para os músculos da mastigação e fibras sensitivas para os dentes e gengiva, região mandibular da face e partes da dura-máter.

Nervo Lingual
Nervo Lingual

Ramo sensitivo do NERVO MANDIBULAR, o qual é parte do nervo trigêmeo (V nervo craniano). O nervo lingual transporta fibras aferentes gerais provenientes do 2/3 anteriores da língua, do assoalho da boca e da gengiva da mandíbula.

Nervo Maxilar
Nervo Maxilar

Divisão sensitiva intermediária do nervo trigêmeo (V nervo craniano). O nervo maxilar transporta fibras aferentes gerais provenientes da região intermediária da face, incluindo a pálpebra inferior, nariz e lábio superior, dentes maxilares, e partes da dura-máter.

Nervo Oftálmico
Nervo Oftálmico

Ramo sensitivo do nervo trigêmeo (V nervo craniano). O nervo oftálmico transporta fibras aferentes gerais da divisão superficial da face, incluindo a órbita, conjuntiva, pálpebra superior, parte superior do nariz, mucosa nasal e escalpo.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2019 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar