Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Barreira Hematoneural
Barreira Hematoneural

Barreira entre o perineuro (dos NERVOS PERIFÉRICOS) e o ENDOTÉLIO VASCULAR (dos CAPILARES endoneurais). O perineuro atua como barreira à difusão; entretanto, nesta barreira há maior permeabilidade a íons que na BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA. Permeabilidade Capilar;

Gânglio Trigêmeo
Gânglio Trigêmeo

Gânglio em formato de meia-lua contendo as células de origem da maioria das fibras sensitivas do nervo trigêmeo. Está situado no cavo trigeminal na superfície cerebral da parte petrosa do osso temporal e origina os nervos oftálmico, maxilar e parte do nervo maxilar.

Bainha de Mielina
Bainha de Mielina

Bainha, rica em lipídeos, que reveste os AXÔNIOS, tanto no sistema nervoso central como no periférico. É um isolante elétrico que permite a condução dos impulsos de modo mais rápido e energeticamente mais eficiente. É formada pelas membranas de células da glia (CÉLULAS DE SCHWANN no sistema nervoso periférico e OLIGODENDROGLIA no sistema nervoso central). A deterioração desta bainha nas DOENÇAS DESMIELINIZANTES é um sério problema clínico.

Células de Schwann
Células de Schwann

Células da neuroglia do sistema nervoso periférico as quais formam as bainhas isolantes de mielina dos axônios periféricos.

Nós Neurofibrosos
Nós Neurofibrosos

Intervalos regularmente espaçados encontrados nas bainhas de mielina dos axônios periféricos. Os nódulos de Ranvier permitem a condução saltatória, ou seja, saltos realizados pelos impulsos de um nódulo à outro, a qual se apresnta como uma condução mais rápida e mais energicamente favorável que a condução contínua.

Nervo Vago
Nervo Vago

O décimo nervo craniano. O nervo vago é um nervo misto que contém fibras aferentes somáticas (da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo), fibras aferentes viscerais (da faringe, laringe, tórax e abdome), fibras eferentes parassimpáticas (para o tórax e abdome) e fibras eferentes para o músculo estriado (da laringe e faringe).

Nervos Laríngeos
Nervos Laríngeos

Ramos do NERVO VAGO. Os nervos laríngeos superiores originam-se próximo ao gânglio nodoso e são separados em ramos externos que suprem as fibras motoras que se direcionam para os músculos cricotireoídeos, e ramos internos que transportam as fibras sensitivas. O nervo laríngeo recidivante se origina mais caudalmente e transporta fibras eferentes para todos os músculos da laringe exceto o cricotireoídeo. Os nervos laríngeos e seus vários ramos também transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões da laringe, faringe, traquéia e cardíaca.

Nervo Laríngeo Recorrente
Nervo Laríngeo Recorrente

Ramos do nervo vago (X par craniano). Os nervos laríngeos recorrentes se originam mais caudalmente que os nervos laríngeos superiores e seguem diferentes vias nos lados direito e esquerdo. Transportam fibras eferentes para todos os músculos da laringe, exceto o cricotireoídeo e transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões laríngea, faríngea, traqueal e cardíaca.

Nervos Periféricos
Nervos Periféricos

Nervos localizados fora do cérebro e medula espinhal, incluindo os nervos autônomos, cranianos e espinhais. Os nervos periféricos contêm células não neuronais, tecido conjuntivo e axônios. As camadas de tecido conjuntivo incluem, da periferia para o interior, epineuro, perineuro e endoneuro.

Nervos Cranianos
Nervos Cranianos

Doze pares de nervos que transportam fibras aferentes gerais, aferentes viscerais, aferentes especiais, eferentes somáticas e eferentes autônomas.

Nervo Troclear
Nervo Troclear

O IV par dos nervos cranianos. O nervo troclear transporta a inervação motora dos músculos oblíquos superiores do olho.

Nervo Glossofaríngeo
Nervo Glossofaríngeo

O IX nervo craniano. O nervo glossofaríngeo é um nervo misto - motor e sensitivo; transportando fibras eferentes somáticas e atônomas e aferentes gerais, especiais e viscerais. Entre suas conecções encontram-se fibras motoras enviadas para o músculo estilofaríngeo, fibras parassimpáticas para as glândulas parótidas, aferentes gerais e relacionadas à gustação provenientes do terço posterior da língua, da nasofaringe e do palato, e fibras aferentes provenientes dos barorreceptores e quimiorreceptores do seio carotídeo.

Nervo Olfatório
Nervo Olfatório

O I nervo craniano. O nervo olfatório transporta a sensação olfatória. É formado pelos axônios dos NEURÔNIOS RECEPTORES OLFATÓRIOS que projetam do epitélio olfatório (no epitélio nasal) para o BULBO OLFATÓRIO.

Nervo Óptico
Nervo Óptico

O II nervo craniano. O nervo óptico transporta informação visual da retina para o cérebro. Este nervo leva os axônios das células ganglionares da retina, que se reorganizam no quiasma óptico e continuam através dos tractos ópticos, até o cérebro. A maior projeção é para os núcleos geniculados laterais. Outros alvos importantes incluem os colículos superiores e núcleos supraquiasmáticos. Ainda que conhecido como o segundo nervo craniano, é considerado parte do sistema nervoso central.

Disco Óptico
Disco Óptico

Porção do nervo óptico vista no fundo de olho com a utilização do oftalmoscópio. É formado pelo encontro de todos os axônios das células ganglionares da retina assim que penetram no nervo óptico.

Quiasma Óptico
Quiasma Óptico

Estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos. No quiasma óptico as fibras da parte medial de cada retina cruzam para projetarem para o outro lado do cérebro, enquanto que as fibras da parte lateral da retina continuam no mesmo lado. Como resultado temos que cada hemisfério cerebral recebe informações sobre o campo visual contralateral de ambos os olhos.

Nervo Oculomotor
Nervo Oculomotor

O III nervo craniano. O nervo oculomotor envia fibras motoras para os músculos levantador da pálpebra, reto superior, reto inferior e oblíquo inferior do olho. Envia também fibras eferentes parassimpáticas (via gânglio ciliar) para os músculos controladores da constrição e acomodação da pupila. As fibras motoras se originam nos núcleos oculomotores do mesencéfalo.

Nervo Acessório
Nervo Acessório

XI nervo craniano. O nervo acessório se origina de neurônios da medula oblonga e medula espinhal cervical. Apresenta uma raiz craniana, a qual une-se ao nervo vago (X craniano) e envia fibras motoras para os músculos da laringe, e uma raiz espinhal, que envia fibras motoras para os músculos trapézio e esternocleidomastóide. Dano à este nervo produz perda de força nos movimentos de rotação da cabeça e elevação do ombro.

Nervo Hipoglosso
Nervo Hipoglosso

O XII nervo craniano. O nervo hipoglosso se origina no núcleo do hipoglosso na medula oblonga e supre a inervação motora de todos os músculos da língua com exceção do palatoglosso (o qual é inervado pelo nervo vago). Este nervo também contém aferentes propioceptivas provenientes dos músculos da língua.

Nervo Abducente
Nervo Abducente

VI nervo craniano. O nervo abducente se origina no núcleo abducente na ponte e envia fibras motoras para os músculos retos laterais do olho. Dano ao nervo ou ao seu núcleo interrompe o controle do movimento horizontal do olho.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2024 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar