Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Orelha
Orelha

Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes

Cartilagem da Orelha
Cartilagem da Orelha

Cartilagem do PAVILHÃO AURICULAR e CANAL AUDITIVO EXTERNO.

Estapédio
Estapédio

Músculo minúsculo que surge na parede posterior da CAVIDADE TIMPÂNICA na ORELHA MÉDIA, com seu tendão inserido no colo do ESTRIBO. O estapédio puxa o estribo posteriormente e controla seu movimento.

Tensor de Tímpano
Tensor de Tímpano

Músculo curto que surge do tuba faringotimpânica (TUBA AUDITIVA) e se insere no cabo do MARTELO. Este músculo puxa o cabo medialmente, controlando assim a tensão e o movimento da MEMBANA TIMPÂNICA.

Glomo Timpânico
Glomo Timpânico

Um corpo ovóide altamente vascularizado de tecido quimiorreceptor adjacente à CAVIDADE TIMPÂNICA. Deriva do tecido da CRISTA NEURAL e é considerado parte do sistema neuroendócrino difuso. É o local de uma rara neoplasia chamada TUMOR DE GLOMO TIMPÂNICO

Orelha Externa
Orelha Externa

Parte externa do sistema auditivo do corpo. Inclui o PAVILHÃO AURICULAR (semelhante a uma concha), que coleta o som, MEATO ACÚSTICO EXTERNO, MEMBRANA TIMPÂNICA, e as CARTILAGENS DA ORELHA EXTERNA.

Meato Acústico Externo
Meato Acústico Externo

Passagem estreita que transmite o som coletado pelo PAVILHÃO AURICULAR à MEMBRANA TIMPÂNICA. Cerume;

Pavilhão Auricular
Pavilhão Auricular

Estrutura semelhante a uma concha, que se projeta como pequena asa (pina) do lado da cabeça. Os pavilhões auriculares coletam o som do meio ambiente.

Membrana Timpânica
Membrana Timpânica

Membrana semi-transparente (oval), que separa da cavidade timpânica (ORELHA MÉDIA) o Meato Acústico Externo. Contém três camadas

Orelha Média
Orelha Média

Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.

Ossículos da Orelha
Ossículos da Orelha

Cadeia móvel de três ossículos (BIGORNA, MARTELO e ESTRIBO) na CAVIDADE TIMPÂNICA, entre a MEMBRANA TIMPÂNICA e a janela oval (na parede da ORELHA INTERNA). Ondas sonoras são convertidas em vibração pela membrana timpânica, e então transmitidas por meio destes ossículos da orelha à orelha interna. Cirurgia do Estribo;

Estribo
Estribo

Um dos três ossículos da orelha média. Transmite as vibrações sonoras da BIGORNA à ORELHA INTERNA (LABIRINTO é UP de ORELHA INTERNA).

Bigorna
Bigorna

Um dos três ossículos da orelha média. Conduz as vibrações sonoras do MARTELO ao ESTRIBO.

Martelo
Martelo

O maior dos ossículos da audição, o qual se encontra fixado à membrana do tímpano (MEMBRANA TIMPÂNICA). Sua cabeça, em formato de martelo, articula-se com a BIGORNA.

Tuba Auditiva
Tuba Auditiva

Passagem estreita que liga a parte superior da garganta à CAVIDADE TIMPÂNICA.

Orelha Interna
Orelha Interna

Parte essencial do órgão auditivo que consiste em dois compartimentos labirínticos

Cóclea
Cóclea

Parte da orelha interna (LABIRINTO) envolvida com a audição. Forma a parte anterior do labirinto (estrutura semelhante a um caracol) localizada anteriormente (quase horizontalmente) ao VESTÍBULO DO LABIRINTO.

Janela da Cóclea
Janela da Cóclea

Janela da cóclea, uma abertura na parede basal, entre a ORELHA MÉDIA e ORELHA INTERNA, levando à cóclea. É fechada por uma membrana timpânica secundária.

Ducto Coclear
Ducto Coclear

Tubo espiral que está firmemente suspenso na parte óssea da cóclea, em forma de concha. Este ducto coclear preenchido por ENDOLINFA começa no vestíbulo e faz 2,5 voltas em torno de um núcleo de osso esponjoso (modíolo) dividindo assim o canal espiral preenchido por PERILINFA em dois canais, RAMPA DO VESTÍBULO e RAMPA DO TÍMPANO.

Membrana Tectorial
Membrana Tectorial

Uma membrana, fixada à LÂMINA ESPIRAL óssea, sobreposta e acoplada com as células ciliadas do ÓRGÃO DE CORTI na orelha interna. É uma camada rica em glicoproteínas, semelhante a queratina, contendo fibrilas inseridas em uma densa substância amorfa.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar