Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Células do Tecido Conjuntivo
Células do Tecido Conjuntivo

Grupo de células compreendendo FIBROBLASTOS, ADIPÓCITOS, células cartilaginosas, musculares lisas e ósseas.

Adipócitos
Adipócitos

Células do corpo que geralmente armazenam GORDURAS na forma de TRIGLICERÍDEOS. Os ADIPÓCITOS BRANCOS são os tipos predominantes encontrados, na maioria das vezes, na cavidade abdominal e no tecido subcutâneo. Os ADIPÓCITOS MARRONS são células termogênicas que podem ser encontradas em recém-nascidos de algumas espécies e em mamíferos que hibernam.

Adipócitos Brancos
Adipócitos Brancos

Células adiposas com coloração leve e poucas mitocôndrias. Apresentam um anel pobre em CITOPLASMA envolvendo uma única e grande gotícula ou vacúolo lipídico.

Adipócitos Marrons
Adipócitos Marrons

Células gordurosas com coloração escura devido ao denso concentrado de MITOCÔNDRIAS. Contêm pequenas gotículas lipídicas ou vacúolos. Seus depósitos lipídicos podem ser diretamente convertidos em energia como calor pela mitocôndria.

Condrócitos
Condrócitos

Células polimórficas que formam a cartilagem.

Fibroblastos
Fibroblastos

Células do tecido conjuntivo que secretam uma matriz extracelular rica em colágeno e outras macromoléculas.

Macrófagos
Macrófagos

Células fagocíticas dos tecidos dos mamíferos, relativamente de vida longa e originadas dos MONÓCITOS. Os principais tipos são os MACRÓFAGOS PERITONEAIS, MACRÓFAGOS ALVEOLARES, HISTIÓCITOS, CÉLULAS DE KUPFFER do fígado e os OSTEOCLASTOS. Os macrófagos, dentro das lesões inflamatórias crônicas, se diferenciam em CÉLULAS EPITELIÓIDES ou podem unir-se para formar CÉLULAS GIGANTES DE CORPO ESTRANHO ou CÉLULAS GIGANTES DE LANGHANS. (Tradução livre do original Fagocitose;

Macrófagos Alveolares
Macrófagos Alveolares

Fagócitos mononucleares, redondos e granulares, encontrados nos alvéolos dos pulmões. Estas células ingerem pequenas partículas inaladas, resultando em degradação e apresentação do antígeno para células imunocompetentes.

Mastócitos
Mastócitos

Células granulares que são encontradas em quase todos os tecidos, muito abundantes na pele e no trato gastrointestinal. Como os BASÓFILOS, os mastócitos contêm grandes quantidades de HISTAMINA e HEPARINA. Ao contrário dos basófilos, os mastócitos permanecem normalmente nos tecidos e não circulam no sangue. Os mastócitos, provenientes das células-tronco da medula óssea, são regulados pelo FATOR DE CÉLULA-TRONCO.

Osteoblastos
Osteoblastos

Células formadoras de osso que secretam uma MATRIZ EXTRACELULAR. Cristais de hidroxiapatita são então depositados na matriz para formar o osso. Osteoclastos;

Osteócitos
Osteócitos

Osteoblastos maduros que foram inseridos na MATRIZ ÓSSEA ocupando uma cavidade pequena (chamada lacuna) na matriz e estão conectados aos osteócitos adjacentes através de projeções protoplasmáticas denominadas canalículos.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar