Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Reticulócitos
Reticulócitos

ERITRÓCITOS imaturos dos seres humanos. São CÉLULAS ERITRÓIDES que sofreram extrusão do NÚCLEO CELULAR. Ainda contêm algumas organelas que gradualmente diminuem em número enquanto as células amadurecem. RIBOSSOMOS são os últimos a desaparecerem. Certas técnicas de coloração geram a precipitação de componentes dos ribossomos como um "retículo" característico (não o mesmo que o RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO), daí o nome reticulócitos.

Monócitos
Monócitos

Leucócitos mononucleares, grandes e fagocíticos, produzidos na MEDULA ÓSSEA de vertebrados e liberados no SANGUE; contêm um núcleo grande, oval ou levemente denteado envolvido por numerosas organelas e citoplasma volumoso.

Granulócitos
Granulócitos

Leucócitos que apresentam muitos grânulos no citoplasma. São divididos em três grupos, conforme as características (neutrofílicas, eosinofílicas e basofílicas) de coloração destes grânulos. São granulócitos maduros os NEUTRÓFILOS, EOSINÓFILOS e BASÓFILOS.

Células da Medula Óssea
Células da Medula Óssea

Células contidas na medula óssea, incluindo células adiposas (ver ADIPÓCITOS), CÉLULAS ESTROMAIS, MEGACARIÓCITOS e os precurssores imediatos da maioria das células sangüíneas.

Eritroblastos
Eritroblastos

ERITRÓCITOS nucleados (imaturos), em estágio de ERITROPOIESE, que se segue à formação das CÉLULAS PROGENITORAS ERITRÓIDES e precede a formação dos RETICULÓCITOS (popularmente chamados normoblastos).

Megacariócitos
Megacariócitos

Células grandes da medula óssea que liberam plaquetas maduras.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar