Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Papilas Gustativas
Papilas Gustativas

Pequenos órgãos sensoriais que contêm células receptoras gustatórias, células basais e células de sustentação. Em humanos, as papilas gustativas estão localizadas no epitélio da língua, palato e faringe. São inervadas pelo NERVO DA CORDA DO TÍMPANO (um ramo do nervo facial) e pelo NERVO GLOSSOFARÍNGEO.

Neurônios Receptores Olfatórios
Neurônios Receptores Olfatórios

Neurônios localizados no epitélio olfatório contendo proteínas (RECEPTORES ODORANTES) que se ligam à substâncias odoríferas detectando então os odores. Esses neurônios enviam seus DENTRITOS para a superfície do epitélio com seus neurônios receptores olfatórios localizados nos cílios apicais imóveis. Seus AXÔNIOS não mielinizados fazem sinapse no BULBO OLFATÓRIO no CÉREBRO. DF Receptores Odorantes;

Fotorreceptores
Fotorreceptores

Células especializadas em detectar e transducir luz.

Bastonetes (Retina)
Bastonetes (Retina)

Um dos dois tipos de células fotorreceptoras da retina de vertebrados. Nos bastonetes o fotopigmento está organizado em pilhas de discos membranosos separados da membrana celular externa. Os bastonetes são mais sensíveis à luz do que os cones, mas a visão mediada pelos bastonetes tem menor resolução temporal e espacial que a visão mediada pelos cones.

Cones (Retina)
Cones (Retina)

Um dos dois tipos de células fotorreceptoras localizado na retina de vertebrados. Nos cones o fotopigmento localiza-se nas invaginações da membrana celular do segmento externo. Os cones são menos sensíveis à luz que os bastonetes, mas fornecem visão espacial superior e acuidade temporal, e a combinação de sinais provenientes dos cones com diferentes pigmentos permitem a visão das cores.

Junção Neuroefetora
Junção Neuroefetora

A sinapse entre um neurônio (pré-sináptico) e uma célula efetora aoinvés de um outro neurônio (pós-sináptico). As junções neuroefetoras incluem as sinapses dos músculos e das células secretórias.

Junção Neuromuscular
Junção Neuromuscular

A sinapse entre um neurônio e um músculo.

Mecanorreceptores
Mecanorreceptores

Células especializadas na transdução dos estímulos mecânicos e funcionam como um relé destas informações centralmente direcionadas no sistema nervoso. Os mecanorreceptores incluem as CÉLULAS PILOSAS, que mediam a audição e equilíbrio, e os vários receptores somatosensitivos, que freqüentemente apresentam estruturas acessórias não neurais. DF Mecanotransdução Celular; Propriocepção;

Corpúsculos de Pacini
Corpúsculos de Pacini

Mecanorreceptores de adaptação rápida localizados no tecido subcutâneo abaixo tanto da pele com como sem pêlos. Os corpúsculos de Pacini contêm uma fibra nervosa aferente envolvida por uma cápsula com camadas concêntricas múltiplas. Apresentam campos receptores e são mais sensíveis à estímulos de alta freqüência, como a vibração.

Células de Merkel
Células de Merkel

Células epidérmicas modificadas presentes no extrato basal. Encontradas principalmente em áreas onde a percepção sensorial é aguda (como na ponta dos dedos). Estão intimamente associadas com a dilatação de um bulbo terminal de uma fibra nervosa aferente mielinizada. Diferentes do corpúsculo de Merkel (combinação de um neurônio e uma célula epidérmica). Carcinoma de Célula de Merkel;

Nociceptores
Nociceptores

Receptores periféricos de dor. Os nociceptores incluem receptores sensíveis à estímulos mecânicos dolorosos, calor ou frio extremos e estímulos químicos. Nenhum nociceptor apresenta terminações nervosas.

Corpos Aórticos
Corpos Aórticos

Pequenos grupamentos de quimiorreceptores e células de suporte localizados próximo ao ARCO DA AORTA, às artérias pulmonares e às artérias coronárias. Os corpos aórticos apresentam sensibilidade em relação ao pH e às concentrações de DIÓXIDO DE CARBONO e oxigênio no SANGUE e participam no controle da RESPIRAÇÃO. Os corpos aórticos não devem ser confundidos com os CORPOS PARA - AÓRTICOS no abdome (que são muitas vezes também chamados de corpos aórticos).

Corpo Carotídeo
Corpo Carotídeo

Pequeno grupamento de quimiorreceptores e células de suporte localizado na bifurcação da artéria carótida interna. O corpo carotídeo, ricamente suprido com capilares fenestrados, é sensível ao pH e às concentrações de dióxido de carbono e oxigênio no sangue, e desempenha um papel crucial no controle homeostático destas substâncias.

Glomo Timpânico
Glomo Timpânico

Um corpo ovóide altamente vascularizado de tecido quimiorreceptor adjacente à CAVIDADE TIMPÂNICA. Deriva do tecido da CRISTA NEURAL e é considerado parte do sistema neuroendócrino difuso. É o local de uma rara neoplasia chamada TUMOR DE GLOMO TIMPÂNICO

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar