Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Gânglios Parassimpáticos
Gânglios Parassimpáticos

Gânglios do sistema nervoso parassimpático, incluindo os gânglios ciliar, pterigopalatino, submandibular e ótico na região do crânio e os gânglios intrínsecos (terminais) associados com os órgãos alvos no tórax e abdome.

Nervo Vago
Nervo Vago

O décimo nervo craniano. O nervo vago é um nervo misto que contém fibras aferentes somáticas (da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo), fibras aferentes viscerais (da faringe, laringe, tórax e abdome), fibras eferentes parassimpáticas (para o tórax e abdome) e fibras eferentes para o músculo estriado (da laringe e faringe).

Nervos Laríngeos
Nervos Laríngeos

Ramos do NERVO VAGO. Os nervos laríngeos superiores originam-se próximo ao gânglio nodoso e são separados em ramos externos que suprem as fibras motoras que se direcionam para os músculos cricotireoídeos, e ramos internos que transportam as fibras sensitivas. O nervo laríngeo recidivante se origina mais caudalmente e transporta fibras eferentes para todos os músculos da laringe exceto o cricotireoídeo. Os nervos laríngeos e seus vários ramos também transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões da laringe, faringe, traquéia e cardíaca.

Nervo Laríngeo Recorrente
Nervo Laríngeo Recorrente

Ramos do nervo vago (X par craniano). Os nervos laríngeos recorrentes se originam mais caudalmente que os nervos laríngeos superiores e seguem diferentes vias nos lados direito e esquerdo. Transportam fibras eferentes para todos os músculos da laringe, exceto o cricotireoídeo e transportam fibras autônomas e sensitivas para as regiões laríngea, faríngea, traqueal e cardíaca.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2021 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar