Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Queixo
Queixo

Parte anatômica frontal da mandíbula, também conhecida como protuberância mental, que contém a linha de fusão de duas metades separadas da mandíbula (sínfise do mento). Esta linha de fusão divide-se inferiormente para encerrar uma área triangular conhecida como protuberância mental. Em cada lado, inferiormente ao segundo dente pré-molar, localiza-se o forame mental por onde passam vasos sangüíneos e um nervo.

Base do Crânio
Base do Crânio

Região inferior do crânio consistindo de uma superfície interna (cerebral) e uma superfície externa (basal).

Fossa Craniana Posterior
Fossa Craniana Posterior

Compartimento infratentorial que abriga o CEREBELO e o TRONCO ENCEFÁLICO.

Fossa Craniana Anterior
Fossa Craniana Anterior

Compartimento contendo as extremidades anterior e parte da inferior dos lobos frontais (LOBO FRONTAL) dos hemisférios cerebrais. É formada principalmente pelas partes orbitais do OSSO FRONTAL e as asas menores do OSSO ESFENÓIDE.

Fossa Craniana Média
Fossa Craniana Média

Compartimento contendo as extremidades anteriores e metade da superfície inferior dos lobos temporais (LOBO TEMPORAL) dos hemisférios cerebrais. Situa-se posterior e inferiormente à FOSSA CRANIANA ANTERIOR, sendo formada por parte do OSSO TEMPORAL e do OSSO ESFENÓIDE. Está separada da FOSSA CRANIANA POSTERIOR por cristas formadas pelas bordas superiores das partes petrosas dos ossos temporais.

Tórax
Tórax

Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original

Fibrocartilagem Triangular
Fibrocartilagem Triangular

Fibrocartilagem que constitui o complexo da fibrocartilagem triangular, encontrada na ARTICULAÇÃO DO PUNHO.

Disco Intervertebral
Disco Intervertebral

Meniscos Tibiais
Meniscos Tibiais

Fibrocartilagens interarticulares da superfície superior da tíbia.

Cartilagem Articular
Cartilagem Articular

Ligamentos Articulares
Ligamentos Articulares

Ligamento Amarelo
Ligamento Amarelo

Feixes pareados de tecido elástico amarelo, que conectam as lâminas adjacentes das vértebras. Forma (com as lâminas) a parede posterior do canal espinhal, contribuindo para manter o corpo ereto.

Ligamento Cruzado Anterior
Ligamento Cruzado Anterior

Ligamento resistente localizado no joelho que se origina a partir da porção posteromedial do côndilo lateral do fêmur, passando anteriormente e inferiormente entre os côndilos e ligando-se à depressão encontrada na área anterior da eminência intercondilar da tíbia.

Ligamento Cruzado Posterior
Ligamento Cruzado Posterior

Um ligamento resistente do joelho que se origina a partir da superfície anterolateral do côndilo medial do fêmur, passando posterior e inferiormente entre os côndilos e ligando-se à área intercondilar posterior da tíbia.

Ligamento Patelar
Ligamento Patelar

Fita de tecido fibroso que liga o ápice da PATELA à parte inferior do tubérculo da TÍBIA. Na realidade, o ligamento é a continuação caudal do tendão comum do QUADRÍCEPS FEMORAL, estando a patela implantada no tendão. Assim, o ligamento patelar pode ser considerado como uma conexão entre tendão do quadríceps femoral e tíbia; assim, às vezes é denominado tendão patelar.

Ligamentos Longitudinais
Ligamentos Longitudinais

Duas faixas fibrosas extensas que correm ao longo da coluna vertebral. Ligamentum longitudinale anterius, ligamento longitudinal anterior, lacerto médio

Ligamentos Colaterais
Ligamentos Colaterais

Um dos numerosos ligamentos de cada lado da articulação, servindo como um raio do movimento, tendo um movimento de dobradiça; ocorre nas articulações seguintes

Ligamentos Laterais do Tornozelo
Ligamentos Laterais do Tornozelo

Há dois ligamentos laterais do tornozelo (interno e externo). O interno liga-se ao ápice e aos corpos anterior e posterior do maléolo interno e insere-se no osso navicular, no ligamento calcaneonavicular inferior, no sustentáculo do tálus do osso calcâneo e no lado interno do astrágalo. O ligamento lateral externo (também chamado de ligamento colateral lateral) é constituído por três fascículos distintos (calcaneofibular, talofibular anterior e talofibular posterior).

Esqueleto
Esqueleto

Osso e Ossos
Osso e Ossos

TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2021 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar