Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Segmento Anterior do Olho
Segmento Anterior do Olho

O terço frontal do globo ocular que inclui as estruturas entre a superfície frontal da córnea e a frente do CORPO VÍTREO.

Cristalino
Cristalino

Estrutura transparente e biconvexa do OLHO. Encontra-se dentro de uma cápsula, atrás da ÍRIS e à frente do humor vítreo (CORPO VÍTREO). Está levemente superposta na margem pelos processos ciliares. A adaptação do CORPO CILIAR é crucial para a ACOMODAÇÃO OCULAR.

Córtex do Cristalino
Córtex do Cristalino

Porção do cristalino que se encontra ao redor do núcleo e é limitado anteriormente pelo epitélio e posteriormente pela cápsula. Contém as fibras do cristalino e substância amorfa intercelular.

Cápsula do Cristalino
Cápsula do Cristalino

A fina cobertura exterior não-celular do CRISTALINO, composta principalmente por COLÁGENO TIPO IV e GLICOSAMINOGLICANAS. É secretada pelo epitélio embrionário anterior e posterior. Este, depois desaparece. Capsulorrexe;

Iris
Iris

A câmara mais anterior da túnica média, separando a câmara anterior da posterior. Consiste de duas camadas - o estroma e o epitélio pigmentado. A cor da íris depende da quantidade de melanina no estroma e da reflexão do epitélio pigmentado.

Córnea
Córnea

Porção anterior ( transparente) da túnica fibrosa que reveste o olho, composta por cinco camadas

Limbo da Córnea
Limbo da Córnea

Zona transicional anular, de aproximadamente 1 mm de largura, localizada entre a córnea, a conjuntiva bulbar e a esclera. É altamente vascularizada e está envolvida no metabolismo da córnea. É oftalmologicamente significante uma vez que aparece na superfície mais externa do globo ocular como um leve sulco, marcando a linha entre a córnea translúcida e a esclera.

Epitélio Anterior
Epitélio Anterior

Epitélio escamoso, estratificado que recobre a superfície externa da CÓRNEA. É lisa e contém muitas terminações nervosas livres.

Membrana de Bowman
Membrana de Bowman

Camada de matriz acelular que confere estabilidade e força à córnea. Localizada abaixo do EPITÉLIO DA CÓRNEA (e acima do ESTROMA CORNEAL), é constituída por fibras de COLÁGENO organizadas aleatoriamente em um leito condensado de substância intercelular.

Corpo Ciliar
Corpo Ciliar

Um anel de tecido que se estende do esporão escleral à ora serrata da retina. Consiste de uma porção uveal e uma porção epitelial. O músculo ciliar localiza-se na porção uveal e os processos ciliares na porção epitelial.

Túnica Conjuntiva
Túnica Conjuntiva

Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.

Câmara Anterior
Câmara Anterior

Espaço localizado no olho, preenchido com humor aquoso, limitado anteriormente pela córnea e uma pequena porção da esclera, e posteriormente por uma pequena porção do corpo ciliar, pela íris e pela parte do cristalino que se apresenta através da pupila.

Humor Aquoso
Humor Aquoso

Fluido aquoso e claro que preenche as câmaras anterior e posterior do olho. Apresenta um índice de refração menor que o cristalino, o qual está envolvido pelo humor aquoso, e está relacionado com o metabolismo da córnea e do cristalino.

Malha Trabecular
Malha Trabecular

Estrutura porosa, que se localiza ao redor de toda a circunferência da câmara anterior, através da qual o humor aquoso é drenado para o canal de Schlemm.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar