Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Miofibrilas
Miofibrilas

Feixes altamente organizados de actina (ACTINAS), MIOSINAS e outras proteínas encontradas no citoplasma de células musculares (esqueléticas e cardíacas), que se contraem devido a um mecanismo de filamentos deslizantes.

Neurofibrilas
Neurofibrilas

Filamentos delicados, entrelaçados, formados por agregações de neurofilamentos e neurotúbulos, dispostos pelo citoplasma do corpo de um neurônio e que se extendem entre dendritos ou para em direção ao axônio.

Emaranhados Neurofibrilares
Emaranhados Neurofibrilares

Estruturas anormais (localizadas em várias partes do cérebro) compostas por arranjos densos de filamentos helicoidais pareados (neurofilamentos e microtúbulos). Estes empilhamentos helicoidais (duplas hélices) de subunidades transversas, apresentam-se em filamentos (semelhantes a fitas retorcidas para a esquerda) que provavelmente incorporam as seguintes proteínas

Microfilamentos
Microfilamentos

O menores filamentos do citoesqueleto. São compostos principalmente de actina.

Centrossomo
Centrossomo

O centro celular que consiste de um par de CENTRÍOLOS, envolvidos por uma nuvem de material amorfo, chamada de região pericentriolar. Durante a interfase, os microtúbulos nucleados do centrossomo superam o crescimento. O centrossomo duplica e (durante a mitose) se separa para formar os dois pólos do fuso mitótico (APARELHO FUSAL MITÓTICO).

Centríolos
Centríolos

Organelas curtas e fibrosas em formato de bastão, que se autorreplicam. Cada centríolo é um cilindro curto contendo nove trios de microtúbulos periféricos, organizados de maneira a formar a parede do cilindro.

Aparelho Fusal Mitótico
Aparelho Fusal Mitótico

Uma organela que consiste de três componentes

Microtúbulos
Microtúbulos

Filamentos cilíndricos e delgados encontrados no citoesqueleto de células animais e vegetais. São compostos da proteína TUBULINA e são influenciados pelos MODULADORES DE TUBULINA. Moduladores de Tubulina;

Axonema
Axonema

Feixe de MICROTÚBULOS e PROTEÍNAS ASSOCIADAS AOS MICROTÚBULOS que formam o núcleo de cada CÍLIO ou FLAGELO. Na maioria dos cílios ou flagelos eucarióticos, uma haste do axonema tem 20 microtúbulos arranjados em nove pares e dois singletos.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2021 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar