Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Células Germinativas
Células Germinativas

Células reprodutoras encontradas em organismos multicelulares.

Espermatozóides
Espermatozóides

Células germinativas masculinas maduras que se originam das ESPERMÁTIDES. À medida que as espermátides se deslocam em direção à luz dos TÚBULOS SEMINÍFEROS, elas sofrem profundas mudanças estruturais, com perda do citoplasma, condensação da CROMATINA na CABEÇA DO ESPERMATOZÓIDE e formação tanto do capuz do ACROSSOMO, como da PEÇA INTERMEDIÁRIA DO ESPERMATOZÓIDE e da CAUDA DO ESPERMATOZÓIDE (que permite a mobilidade).

Espermátides
Espermátides

Células germinativas masculinas derivadas dos ESPERMATÓCITOS secundários haplóides. Não havendo divisões, as espermátides sofrem alterações estruturais, dando origem aos espermatozóides.

Espermatócitos
Espermatócitos

Células germinativas masculinas derivadas das ESPERMATOGÔNIAS. Os espermatócitos primários euploides sofrem MEIOSE e dão origem aos espermatócitos secundários haplóides que, por sua vez, dão origem às espermátides. Maturação do Esperma;

Espermatogônias
Espermatogônias

Células germinativas masculinas euplóides (derivadas de pré-espermatogônias) no estágio inicial da ESPERMATOGÊNESE. Com a chegada da puberdade, as espermatogônias (na membrana basal do túbulo seminífero) proliferam por meio de divisões mitóticas (e depois meióticas) originando os ESPERMATÓCITOS haplóides.

Cabeça do Espermatozóide
Cabeça do Espermatozóide

Parte anterior do espermatozóide (ESPERMATOZÓIDES), contendo principalmente o núcleo (com CROMATINA altamente compacta).

Acrossomo
Acrossomo

Estrutura em forma de capuz, que recobre a parte anterior da CABEÇA DO ESPERMATOZÓIDE. O acrossomo (derivado dos LISOSSOMOS) é uma organela ligada à membrana e contém enzimas (hidrolíticas e proteolíticas) necessárias à penetração do espermatozóide no ovo durante a FERTILIZAÇÃO. Reação Acrossômica;

Óvulo
Óvulo

Célula germinativa feminina (haplóide e madura) expelida pelo OVÁRIO durante a OVULAÇÃO.

Zigoto
Zigoto

ÓVULO fecundado, resultante da fusão entre um gameta feminino e um masculino.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar