Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Cartilagem
Cartilagem

Forma não vascularizada de tecido conjuntivo composta de CONDRÓCITOS inseridos numa matriz de COLÁGENO tipo II e SULFATOS DE CONDROITINA. É dividida em três tipos

Cartilagem Elástica
Cartilagem Elástica

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém FIBRAS ELÁSTICAS e lamelas elásticas, além dos componentes normais da matriz da CARTILAGEM HIALINA. A cartilagem elástica é encontrada na ORELHA EXTERNA, TUBA DE EUSTAQUIO, EPIGLOTE; e LARINGE.

Fibrocartilagem
Fibrocartilagem

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém grandes feixes de COLÁGENO TIPO I. A fibrocartilagem é tipicamente encontrada no DISCO INTERVERTEBRAL, SÍNFISE PÚBICA, MENISCO TIBIAL e nos discos articulares das ARTICULAÇÕES sinoviais. (Tradução livre do original

Cartilagem Hialina
Cartilagem Hialina

Tipo de CARTILAGEM (encontrada na CARTILAGEM ARTICULAR, na CARTILAGEM DA LARINGE e no SEPTO NASAL) caracterizada por uma matriz amorfa homogênea, contendo principalmente COLÁGENO TIPO II e substância fundamental.

Osso e Ossos
Osso e Ossos

TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.

Tecido Conjuntivo
Tecido Conjuntivo

Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.

Tecido Adiposo
Tecido Adiposo

Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.

Tecido Adiposo Branco
Tecido Adiposo Branco

Tecido adiposo composto por adipócitos brancos, geralmente encontrado logo abaixo da pele (GORDURA SUBCUTÂNEA) e ao redor dos órgãos internos (GORDURA ABDOMINAL). Possui uma menor vascularização e menos coloração que a gordura marrom. A gordura branca fornece isolamento térmico, amortecimento mecânico e fonte de energia.

Gordura Abdominal
Gordura Abdominal

Tecido gorduroso da região do ABDOME. Dela fazem parte as GORDURAS SUBCUTÂNEAS ABDOMINAL e a INTRA-ABDOMINAL

Gordura Intra-Abdominal
Gordura Intra-Abdominal

Tecido gorduroso dentro da CAVIDADE ABDOMINAL, incluindo as gorduras visceral e retroperitoneal. É a gordura metabolicamente mais ativa do corpo, facilmente acessível para LIPÓLISE. O aumento da gordura visceral está associado com as complicações metabólicas da OBESIDADE.

Gordura Subcutânea Abdominal
Gordura Subcutânea Abdominal

Tecido gorduroso abaixo da PELE na região do ABDOME.

Gordura Subcutânea
Gordura Subcutânea

Tecido gorduroso abaixo da pele em todo o corpo.

Sistema Haversiano
Sistema Haversiano

Unidade estrutural circular de tecido ósseo. Constituída por um orifício central (o canal Haversiano), através do qual correm os vasos sanguíneos, cercados por anéis concêntricos (lamelas).

Calo Ósseo
Calo Ósseo

Depósito ósseo formado entre e em torno das extremidades quebradas de FRATURAS ÓSSEAS durante a consolidação normal.

Matriz Óssea
Matriz Óssea

Periósteo
Periósteo

Tecido Elástico
Tecido Elástico

Tecido conectivo constituído principalmente por fibras elásticas. Estas, têm dois components

Tecido de Granulação
Tecido de Granulação

Tecido conjuntivo vascular formado na superfície de um ferimento, úlcera ou tecido inflamado em cicatrização. Constituído por capilares novos e um infiltrado (com células linfóides, macrófagos e células plasmáticas).

Cicatriz
Cicatriz

Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.

Tela Subcutânea
Tela Subcutânea

Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar