Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Ligamento Largo
Ligamento Largo

Prega larga do peritônio que se extende do lado do útero à parede da pelve.

Ligamento Redondo
Ligamento Redondo

Feixe fibromuscular que se liga ao ÚTERO e passa ao longo do LIGAMENTO LARGO, atravessando o CANAL INGUINAL e chegando ao lábio maior.

Anexos Uterinos
Anexos Uterinos

Apêndices do ÚTERO, entre eles as TUBAS UTERINAS, os OVÁRIOS e os ligamentos que sustentam o útero (LIGAMENTO LARGO, LIGAMENTO REDONDO).

Ovário
Ovário

Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais

Folículo Ovariano
Folículo Ovariano

Estrutura (encontrada no córtex do OVÁRIO) que contém um OÓCITO. O oócito é envolvido por uma camada de CÉLULAS GRANULOSAS que propicia um microambiente nutritivo (LÍQUIDO FOLICULAR). O número e o tamanho dos folículos variam conforme a idade e o estado reprodutor da fêmea. Os folículos em crescimento são divididos em cinco estágios

Células da Granulosa
Células da Granulosa

Células de sustentação para o desenvolvimento do gameta feminino no OVÁRIO. Provêem de células epiteliais celômicas na crista gonadal. Estas células formam uma monocamada ao redor do OÓCITO (no folículo ovariano primordial) e avançam até formar um cúmulo oóforo, com várias camadas envolvendo o ÓVULO (no folículo de Graaf). Entre suas principais funções está a produção de esteróides e de RECEPTORES DO LH.

Corpo Lúteo
Corpo Lúteo

Corpo amarelo proveniente do rompimento do FOLÍCULO OVARIANO após a OVULAÇÃO. O processo da formação do corpo lúteo, a LUTEINIZAÇÃO, é regulada pelo HORMÔNIO LUTEINIZANTE.

Células Lúteas
Células Lúteas

Células produtoras de PROGESTERONA no CORPO LÚTEO. As células lúteas maiores provêem das CÉLULAS GRANULOSAS. As células lúteas menores provêem das CÉLULAS TECAIS.

Tubas Uterinas
Tubas Uterinas

Par de canais musculares altamente especializados, que se estendem do ÚTERO ao OVÁRIO correspondente. Propiciam o acolhimento do ÓVULO e o local tanto para maturação final dos gametas como para a FERTILIZAÇÃO. A tuba uterina é constituída por um interstício, um istmo, uma ampola, um infundíbulo e as fímbrias. Sua parede é composta de três camadas histológicas

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2024 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar