Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Nariz
Nariz

Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.

Cartilagens Laríngeas
Cartilagens Laríngeas

As nove cartilagens da laringe, incluindo a cricóide, a tireóidea, a epiglótica e duas de cada uma das seguintes cartilagens

Cartilagem Aritenóide
Cartilagem Aritenóide

Uma de um par de cartilagens pequenas em forma de pirâmide que se articula com a lâmina da cartilagem cricóide. Esta cartilagem dá inserção ao correspondente ligamento vocal e vários músculos.

Cartilagem Cricóide
Cartilagem Cricóide

Cartilagem pequena e espessa que forma as partes inferior e posterior da parede da laringe.

Cartilagem Tireóidea
Cartilagem Tireóidea

A maior das cartilagens da laringe. Compõe-se de duas lâminas que se fundem anteriormente formando um ângulo agudo na linha medial do pescoço. O ponto de fusão forma uma projeção subcutânea conhecida como pomo de Adão.

Septo Nasal
Septo Nasal

A divisão que separa as duas cavidades nasais no plano medial, composta de cartilagens, membranas e partes ósseas.

Músculos Faríngeos
Músculos Faríngeos

Os músculos da faringe são o constritores inferior, médio e superior, o salpingofaríngico e o estilofaríngico.

Músculos Laríngeos
Músculos Laríngeos

Os músculos intrínsecos da laringe são

Turbinados
Turbinados

Placas ósseas em forma de concha com margens curvadas localizadas na parede lateral da cavidade nasal.

Osso Nasal
Osso Nasal

Cada um dos ossos retangulares e alongados que juntos formam a ponte do nariz.

Células Caliciformes
Células Caliciformes

Célula epitelial glandular ou glândula unicelular. Células caliciformes secretam o MUCO. Estão espalhadas no revestimento de vários órgãos, especialmente o INTESTINO DELGADO e o TRATO RESPIRATÓRIO.

Faringe
Faringe

Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).

Sistema Respiratório
Sistema Respiratório

Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas.

Laringe
Laringe

Estrutura tubular irregular, formada por músculos e cartilagens, revestida por uma membrana mucosa, localizada no alto da traquéia a abaixo da raiz da língua e do osso hióide. É o principal esfícter que guarda a entrada da traquéia e funciona secundariamente como o órgão da voz.

Glote
Glote

Aparato vocal da laringe. Consiste das cordas vocais verdadeiras (pregas vocais) e da abertura entre elas (rima da glote).

Pulmão
Pulmão

Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.

Brônquios
Brônquios

A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia.

Água Extravascular Pulmonar
Água Extravascular Pulmonar

Água presente nos pulmões. Seu volume é aproximadamente igual ou um pouco menor ao volume sangüíneo intracelular dos pulmões. Ácumulo da água extravascular pulmonar resulta em edema pulmonar. DF

Alvéolos Pulmonares
Alvéolos Pulmonares

Pequenas bolsas poliédricas localizadas ao longo das paredes dos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos terminais. A troca gasosa entre o ar alveolar e o sangue capilar pulmonar ocorre através das suas paredes. DF

Barreira Alveolocapilar
Barreira Alveolocapilar

Barreira entre o sangue capilar e o ar alveolar compreendendo o EPITÉLIO alveolar e o ENDOTÉLIO capilar com sua MEMBRANA BASAL aderente e citoplasma das CÉLULAS EPITELIAIS. As TROCAS GASOSAS PULMONARES ocorrem através desta membrana.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2014 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições