Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Miocárdio
Miocárdio

Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.

Músculos Papilares
Músculos Papilares

Projeções musculares cônicas que estão implantados nas paredes dos ventrículos cardíacos. Ligam-se às cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendíneas.

Miócitos Cardíacos
Miócitos Cardíacos

Células do músculo estriado encontradas no coração. Elas são derivadas dos mioblastos cardíacos (MIOBLASTOS CARDÍACOS). Mioblastos Cardíacos; Miofibrilas;

Coração
Coração

Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.

Endocárdio
Endocárdio

Camada mais interna do coração. É formada de células endoteliais.

Coração Fetal
Coração Fetal

Coração existente no feto de qualquer animal vivíparo. Refere-se ao coração do período pós embrionário e é diferenciado do coração embrionário (CORAÇÃO/embriologia) somente por uma questão temporal.

Canal Arterial
Canal Arterial

Vaso sangüíneo fetal que conecta a artéria pulmonar à aorta descendente.

Tronco Arterial
Tronco Arterial

Tronco arterial que surge do coração fetal. Durante o desenvolvimento se divide em AORTA e ARTÉRIA PULMONAR.

Átrios do Coração
Átrios do Coração

Câmaras do coração às quais o SANGUE circulante retorna.

Apêndice Atrial
Apêndice Atrial

O apêndice em forma de orelha de cada átrio do coração. (Dorland, 28ª ed)

Sistema de Condução Cardíaco
Sistema de Condução Cardíaco

Sistema que conduz impulso. É formado por músculo cardíaco modificado apresentando poder de ritmicidade espontânea e uma condução melhor desenvolvida que no resto do coração.

Fibras de Purkinje
Fibras de Purkinje

Fibras musculares cardíacas modificadas que formam a porção terminal do sistema de condução do coração.

Fascículo Atrioventricular
Fascículo Atrioventricular

Pequeno feixe de fibras especializadas do MÚSCULO CARDÍACO que se origina no NÓ ATRIOVENTRICULAR e penetra na parte membranosa do septo interventricular. O fascículo atrioventricular consiste nos ramos dos feixes esquerdo e direito e transmite os impulsos elétricos aos VENTRÍCULOS gerando a CONTRAÇÃO MIOCÁRDICA. Bloqueio de Ramo;

Nó Atrioventricular
Nó Atrioventricular

Pequena massa nodular formada por fibras musculares especializadas que estão localizadas no septo interatrial próximo ao óstio do seio coronário. Dá origem ao feixe atriventricular do sistema de condução do coração.

Nó Sinoatrial
Nó Sinoatrial

Pequena massa de fibras musculares cardíacas modificadas, localizada na junção da VEIA CAVA SUPERIOR com o átrio direito. Os impulsos da contração provavelmente começam neste nó, propagam-se pelo átrio (ÁTRIO CARDÍACO) sendo então transmitidos pelo feixe de His (FEIXE ATRIOVENTRICULAR) para o ventrículo (VENTRÍCULO CARDÍACO).

Septos Cardíacos
Septos Cardíacos

Esta estrutura inclui o septo interatrial muscular delgado entre os dois ÁTRIOS DO CORAÇÃO, e o septo interventricular muscular espesso, entre os dois VENTRÍCULOS DO CORAÇÃO.

Forame Oval
Forame Oval

Abertura na parede entre as câmaras superiores direita e esquerda (ÁTRIOS DO CORAÇÃO) do coração fetal. O forame oval normalmente se fecha após o nascimento. Quando não se fecha, a condição é chamada FORAME OVAL PATENTE.

Coxins Endocárdicos
Coxins Endocárdicos

Estrutura cardíaca fetal que corresponde às áreas salientes do septo cardíaco entre os ÁTRIOS DO CORAÇÃO e os VENTRÍCULOS DO CORAÇÃO. Durante o desenvolvimento, o crescimento e a fusão dos coxins endocárdicos na linha média formam os dois canais atrioventriculares, os locais das futuras VÁLVULA TRICÚSPIDE e VÁLVULA BICÚSPIDE.

Septo Interatrial
Septo Interatrial

Estrutura muscular delgada (semelhante a uma membrana) que separa as câmaras superiores direita e esquerda do coração (ÁTRIOS DO CORAÇÃO).

Septo Interventricular
Septo Interventricular

Estrutura muscular que separa as câmaras inferiores direita e esquerda (VENTRÍCULOS DO CORAÇÃO) do coração. O septo interventricular consiste em uma porção membranosa muito pequena, bem abaixo da VÁLVULA AÓRTICA, e uma porção muscular, grande e espessa, consistindo em três seções, incluindo os septos de entrada, trabecular e de saída.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar