Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Sinapses
Sinapses

Junções especializadas, nas quais um neurônio se comunica com uma célula alvo. Nas sinapses clássicas, a terminação pré-sináptica de um neurônio libera um transmissor químico armazenado em vesículas sinápticas que se difunde através de uma fenda sináptica estreita, ativando receptores na membrana pós-sináptica da célula alvo. O alvo pode ser um dendrito, corpo celular ou axônio de outro neurônio, ou ainda uma região especializada de um músculo ou célula secretora. Os neurônios também podem se comunicar através de acoplamento elétrico direto com SINAPSES ELÉTRICAS. Vários outros processos não sinápticos de transmissão de sinal elétrico ou químico ocorrem via interações mediadas extracelulares.

Placa Motora
Placa Motora

Região pós-sináptica especializada da célula muscular. A placa motora localiza-se na fenda sináptica imediatamente oposta ao axônio terminal pré-sináptico. Entre suas especializações anatômicas encontram-se as dobras juncionais que abrigam uma alta densidade de receptores colinérgicos.

Mão (anatomia)
Mão (anatomia)

Líquido Cefalorraquidiano
Líquido Cefalorraquidiano

Líquido Ascítico
Líquido Ascítico

Líquido seroso das ASCITES que se acumula na cavidade peritoneal. Lavagem Peritoneal;

Hipotálamo Posterior
Hipotálamo Posterior

Parte do hipotálamo, posterior à região mediana. Constituída por vários núcleos, como os mamilares (medial e lateral) e o hipotalâmico posterior (área hipotalâmica posterior). Esta área está relacionada com o controle de respostas simpáticas, é sensível a queda de temperatura e controla os mecanismos de conservação e aumento na produção de calor.

Hipotálamo Médio
Hipotálamo Médio

Porção média do hipotálamo, contendo os núcleos arqueados (dorsomedial e ventromedial) e o túber cinéreo. A hipófise também pode ser considerada parte da região hipotalâmica média.

Hipotálamo Anterior
Hipotálamo Anterior

Porção frontal do HIPOTÁLAMO, dividida em regiões pré-óptica e supra-óptica. A região pré-óptica é constituída pela substância cinzenta periventricular da porção rostral do terceiro ventrículo e contém os núcleos pré-ópticos ventricular e medial. A região supra-óptica contém o NÚCLEO HIPOTALÂMICO PARAVENTRICULAR, o NÚCLEO SUPRA-ÓPTICO, o NÚCLEO HIPOTALÂMICO ANTERIOR e o NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO.

Gânglios da Base
Gânglios da Base

Grandes massas nucleares subcorticais derivadas do telecéfalo e localizadas nas regiões basais dos hemisférios cerebrais.

Cromossomos Humanos
Cromossomos Humanos

Móleculas de DNA muito longas e proteínas associadas, HISTONAS, e proteínas cromossômicas diferentes das histonas (PROTEÍNAS CROMOSSÔMICAS NÃO-HISTONA). Nos núcleos de células humanas normalmente são encontrados 46 cromossomos, incluindo dois cromossomos sexuais. Os cromosomos carregam a informação hereditária do indivíduo.

Ligamentos Laterais do Tornozelo
Ligamentos Laterais do Tornozelo

Há dois ligamentos laterais do tornozelo (interno e externo). O interno liga-se ao ápice e aos corpos anterior e posterior do maléolo interno e insere-se no osso navicular, no ligamento calcaneonavicular inferior, no sustentáculo do tálus do osso calcâneo e no lado interno do astrágalo. O ligamento lateral externo (também chamado de ligamento colateral lateral) é constituído por três fascículos distintos (calcaneofibular, talofibular anterior e talofibular posterior).

Artérias Carótidas
Artérias Carótidas

Cada uma das duas principais artérias em ambos os lados do pescoço, que suprem de sangue a cabeça e o pescoço. Cada uma se divide em dois ramos, a artéria carótida interna e artéria carótida externa.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2021 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar