Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Aparelho Lacrimal
Aparelho Lacrimal

O sistema produtor e condutor das lágrimas. Inclui as glândulas lacrimais, margens das pálpebras, saco conjuntival e o sistema de drenagem das lágrimas.

Nervo Abducente
Nervo Abducente

VI nervo craniano. O nervo abducente se origina no núcleo abducente na ponte e envia fibras motoras para os músculos retos laterais do olho. Dano ao nervo ou ao seu núcleo interrompe o controle do movimento horizontal do olho.

Nervo Oculomotor
Nervo Oculomotor

O III nervo craniano. O nervo oculomotor envia fibras motoras para os músculos levantador da pálpebra, reto superior, reto inferior e oblíquo inferior do olho. Envia também fibras eferentes parassimpáticas (via gânglio ciliar) para os músculos controladores da constrição e acomodação da pupila. As fibras motoras se originam nos núcleos oculomotores do mesencéfalo.

Nervo Troclear
Nervo Troclear

O IV par dos nervos cranianos. O nervo troclear transporta a inervação motora dos músculos oblíquos superiores do olho.

Nervos Cranianos
Nervos Cranianos

Doze pares de nervos que transportam fibras aferentes gerais, aferentes viscerais, aferentes especiais, eferentes somáticas e eferentes autônomas.

Nervo Ciático
Nervo Ciático

Nervo que se origina nas regiões lombar e sacral da medula espinhal (entre L4 e S3) e fornece inervação motora e sensitiva para a extremidade inferior. O nervo ciático, que é a principal continuação do plexo sacral, é o maior nervo do corpo. Apresenta dois ramos principais, o NERVO TIBIAL e o NERVO PERONEAL.

Nervo Coclear
Nervo Coclear

Parte coclear do VIII par de nervos cranianos (NERVO VESTIBULOCOCLEAR). As fibras do nervo coclear se originam de neurônios do GÂNGLIO ESPIRAL e se projetam perifericamente para as células ciliadas cocleares e centralmente para os núcleos cocleares (NÚCLEO COCLEAR) do TRONCO ENCEFÁLICO. Elas mediam o sentido da audição.

Nervo Mediano
Nervo Mediano

Um importante nervo da extremidade superior. Em humanos, as fibras do nervo mediano se originam nas regiões cervical inferior e torácica superior da medula espinhal (geralmente entre C6 e T1), e percorrem seu trajeto via plexo braquial fornecendo a inervação sensitiva e motora do antebraço e mão.

Nociceptores
Nociceptores

Receptores periféricos de dor. Os nociceptores incluem receptores sensíveis à estímulos mecânicos dolorosos, calor ou frio extremos e estímulos químicos. Nenhum nociceptor apresenta terminações nervosas.

Núcleo Accumbens
Núcleo Accumbens

Coleção de células pleiomórficas localizada na parte caudal do corno anterior do ventrículo lateral, na região do tubérculo olfatório, entre a cabeça do núcleo caudado e a substância perfurada anterior. Faz parte do também chamado estriado ventral, uma estrutura complexa considerada parte dos gânglios da base.

Núcleo Arqueado
Núcleo Arqueado

Núcleo localizado no hipotâlamo médio na parte mais ventral do terceiro ventrículo próximo à entrada do recesso infundibular. Suas células pequenas estão em íntimo contato com o epêndima.

Núcleo Caudado
Núcleo Caudado

Massa cinzenta, alongada, do neoestriado que se localiza adjacentemente ao ventrículo lateral do cérebro.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar