Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Nervo Vago
Nervo Vago

O décimo nervo craniano. O nervo vago é um nervo misto que contém fibras aferentes somáticas (da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo), fibras aferentes viscerais (da faringe, laringe, tórax e abdome), fibras eferentes parassimpáticas (para o tórax e abdome) e fibras eferentes para o músculo estriado (da laringe e faringe).

Nervo Ulnar
Nervo Ulnar

Um importante nervo da extremidade superior. Em humanos, as fibras do nervo ulnar se originam nas regiões cervical inferior e torácica superior da medula espinhal (geralmente entre C7 e T1), correm via fascículo medial do plexo braquial e fornecem inervação sensitiva e motora para partes da cabeça e antebraço.

Nervo Tibial
Nervo Tibial

Ramo terminal medial do nervo ciático. As fibras do nervo tibial se originam dos segmentos lombar e sacral da medula espinhal (entre L4 e S2). Fornecem a inervação sensitiva e motora para partes da panturrilha e pé.

Nervo Obturador
Nervo Obturador

Nervo que se origina na região lombar da medula espinhal (entre L2 e L4) e corre através do plexo lombar até a extremidade inferior. O nervo obturador fornece inervação motora aos músculos adutores da coxa e inervação sensitiva cutânea do interior da coxa.

Nervo Fibular
Nervo Fibular

Ramo lateral dos dois ramos terminais do nervo ciático. O nervo fibular (ou peroneal) fornece inervação sensitiva e motora para partes da perna e pé.

Nervo Sural
Nervo Sural

Ramo do nervo tibial que fornece inervação sensitiva para partes da região inferior da perna e pé.

Glândulas Suprarrenais
Glândulas Suprarrenais

Par de glândulas localizadas no pólo cranial de cada um dos RINS. Cada glândula adrenal é composta por dois tecidos endócrinos distintos (de origem embrionária diferente); o CÓRTEX ADRENAL produz ESTERÓIDES e a MEDULA ADRENAL produz NEUROTRANSMISSORES.

Medula Suprarrenal
Medula Suprarrenal

Parte mais interna da glândula supra-renal. Derivada do ECTODERMA, a medula da adrenal é composta principalmente por CÉLULAS CROMAFINS, que produzem e armazenam vários neurotransmissores, principalmente adrenalina (EPINEFRINA) e NOREPINEFRINA. A atividade da medula adrenal é regulada pelo SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO.

Mecanorreceptores
Mecanorreceptores

Células especializadas na transdução dos estímulos mecânicos e funcionam como um relé destas informações centralmente direcionadas no sistema nervoso. Os mecanorreceptores incluem as CÉLULAS PILOSAS, que mediam a audição e equilíbrio, e os vários receptores somatosensitivos, que freqüentemente apresentam estruturas acessórias não neurais. DF Mecanotransdução Celular; Propriocepção;

Mediastino
Mediastino

Polegar
Polegar

Rede do Testículo
Rede do Testículo

Rede de canais formados no final dos TÚBULOS SEMINÍFEROS retos (no mediastino do testículo). Os canais desta rede fazem a drenagem para os pequenos ductos eferentes que passam à cabeça do EPIDÍDIMO.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar