Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Zona Reticular
Zona Reticular

Zona mais interna da córtex adrenal. Esta região produz as enzimas que convertem a PREGNENOLONA, um esteróide de 21 carbonos, a um esteróide de 19 carbonos (DESIDROEPIANDROSTERONA e ANDROSTENEDIONA) via 17-ALFA-HIDROXIPREGNENOLONA.

Zona Glomerulosa
Zona Glomerulosa

Estreita zona subcapsular, mais externa do córtex adrenal. Esta zona produz uma série de enzimas que convertem a PREGNENOLONA em ALDOSTERONA. O passo final envolve três sucessivas oxidações pela ALDOSTERONA SINTASE.

Zona Fasciculada
Zona Fasciculada

Zona média, larga, no córtex da adrenal. Esta região produz várias enzimas que convertem a PREGNENOLONA em cortisol (HIDROCORTISONA) via 17-ALFA-HIDROXIPROGESTERONA.

Exudatos e Transudatos
Exudatos e Transudatos

Exudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGÜÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou de tecidos. Os transudatos são ralos e diluídos, contendo poucas células ou PROTEÍNAS. Líquido Ascítico; Derrame Pericárdico; Derrame Pleural; Seroma;

Colostro
Colostro

Líquido amarelo, seroso, ralo secretado pelas glândulas mamárias durante a gravidez e imediatamente após o parto (antes do início da lactação). Composto por substâncias imunologicamente ativas, células sangüíneas brancas, água, proteína, gordura e carbohidratos.

Epitélio
Epitélio

Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.

Córtex Somatosensorial
Córtex Somatosensorial

Área do lobo parietal relacionada com a recepção de sensações gerais. Localiza-se posteriormente ao sulco central.

Enterócitos
Enterócitos

Células de absorção que revestem a MUCOSA INTESTINAL. São CÉLULAS EPITELIAIS diferenciadas com MICROVILOSIDADES apicais direcionadas para o lúmen intestinal. Os enterócitos são mais abundantes no INTESTINO DELGADO do que no INTESTINO GROSSO. Suas microvilosidades aumentam a área da superfície luminal da célula de 14 a 40 vezes.

Dentina Secundária
Dentina Secundária

Dentina formada por polpa normal, depois que a formação definitiva da raiz se completa.

Decídua
Decídua

Camada glandular do ENDOMÉTRIO, que responde aos hormônios e que se desprende a cada fluxo menstrual (decidua menstrualis) ou no final da gravidez. Durante a gravidez, a parte mais espessa da decídua forma a porção materna da PLACENTA (decidua placentalis). A porção delgada da decídua que envolve o resto do embrião é a decidua capsularis.

Centríolos
Centríolos

Organelas, curtas e fibrosas em formato de bastão, que se auto-replicam. Cada centríolo é um cilindro curto contendo nove pares de microtúbulos periféricos, organizados de maneira a formar a parede do cilindro.

Centrômero
Centrômero

Região clara de constrição do cromossomo, na qual as cromátides permanecem unidas e pela qual o cromossomo é preso ao fuso durante a divisão celular. DNA Satélite;

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2020 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar