Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Peritônio
Peritônio

Membrana de CÉLULAS EPITELIAIS escamosas (células mesoteliais), revestidas pelas MICROVILOSIDADES apicais, que permitem rápida absorção (de líquidos e partículas) na CAVIDADE PERITONEAL. O peritônio é dividido nos componentes parietal e visceral. O peritônio parietal reveste o interior da PAREDE ABDOMINAL e o visceral reveste os órgãos intraperitoneais. Uma camada peritoneal dupla forma o MESENTÉRIO, que mantém estes órgãos separados (suspend) da parede abdominal.

Glândulas Mamárias Humanas
Glândulas Mamárias Humanas

O tecido glandular na MAMA humana que está sob a influência de hormônios tais como os ESTRÓGENOS, PROGESTINAS e PROLACTINA. Em MULHERES, depois do PARTO, as glândulas mamárias secretam leite (LEITE HUMANO) para alimentação do recém-nascido.

Cartilagem
Cartilagem

Forma não vascularizada de tecido conjuntivo composta de CONDRÓCITOS inseridos numa matriz de COLÁGENO tipo II e SULFATOS DE CONDROITINA. É dividida em três tipos

Cartilagem Elástica
Cartilagem Elástica

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém FIBRAS ELÁSTICAS e lamelas elásticas, além dos componentes normais da matriz da CARTILAGEM HIALINA. A cartilagem elástica é encontrada na ORELHA EXTERNA, TUBA DE EUSTAQUIO, EPIGLOTE; e LARINGE.

Fibrocartilagem
Fibrocartilagem

Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém grandes feixes de COLÁGENO TIPO I. A fibrocartilagem é tipicamente encontrada no DISCO INTERVERTEBRAL, SÍNFISE PÚBICA, MENISCO TIBIAL e nos discos articulares das ARTICULAÇÕES sinoviais. (Tradução livre do original

Cartilagem Hialina
Cartilagem Hialina

Tipo de CARTILAGEM (encontrada na CARTILAGEM ARTICULAR, na CARTILAGEM DA LARINGE e no SEPTO NASAL) caracterizada por uma matriz amorfa homogênea, contendo principalmente COLÁGENO TIPO II e substância fundamental.

Músculos
Músculos

Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.

Músculo Esquelético
Músculo Esquelético

Subtipo de músculo estriado fixado por TENDÕES ao ESQUELETO. Os músculos esqueléticos são inervados e seu movimento pode ser conscientemente controlado. Também são chamados de músculos voluntários.

Retículo Sarcoplasmático
Retículo Sarcoplasmático

Rede de túbulos e cisternas localizada no citoplasma de músculos esqueléticos. Participam na contração e no relaxamento dos músculos através da liberação e armazenamento de íons cálcio.

Músculo Liso
Músculo Liso

Um dos músculos dos órgãos internos, vasos sanguíneos, folículos pilosos etc.; os elementos contráteis são alongados, em geral células fusiformes com núcleos de localização central e comprimento de 20 a 200 mü-m, ou ainda maior no útero grávido; embora faltem as estrias traversas, ocorrem miofibrilas espessas e delgadas; encontram-se fibras musculares lisas juntamente com camadas ou feixes de fibras reticulares e, freqüentemente, também são abundantes os ninhos de fibras elásticas. (Stedman, 25ª ed)

Miométrio
Miométrio

A capa de músculos lisos do útero, que forma a massa principal do órgão.

Músculo Liso Vascular
Músculo Liso Vascular

Tecido muscular não estriado e de controle involuntário que está presente nos vasos sangüíneos.

Túnica Média
Túnica Média

Camada média das paredes dos vasos sangüíneos, composta principalmente de células musculares lisas, delgadas e cilíndricas e tecido elástico. Esta camada é responsável pela espessura da parede da maioria das artérias. As células musculares lisas encontram-se organizadas em camadas circulares ao redor do vaso, e a espessura dessa camada varia de acordo com o tamanho do vaso.

Miocárdio
Miocárdio

Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.

Músculos Papilares
Músculos Papilares

Projeções musculares cônicas que estão implantados nas paredes dos ventrículos cardíacos. Ligam-se às cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendíneas.

Osso e Ossos
Osso e Ossos

TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.

Mucosa Intestinal
Mucosa Intestinal

Revestimento dos INTESTINOS, consistindo em um EPITÉLIO interior, uma LÂMINA PRÓPRIA média, e uma MUSCULARIS MUCOSAE exterior. No INTESTINO DELGADO, a mucosa é caracterizada por várias dobras e muitas células absortivas (ENTERÓCITOS) com MICROVILOSIDADES.

Células Caliciformes
Células Caliciformes

Célula epitelial glandular ou glândula unicelular. Células caliciformes secretam o MUCO. Estão espalhadas no revestimento de vários órgãos, especialmente o INTESTINO DELGADO e o TRATO RESPIRATÓRIO.

Glândulas Salivares
Glândulas Salivares

Glândulas que secretam SALIVA na bôca. Há três pares de glândulas salivares (GLÂNDULA PARÓTIDA, GLÂNDULA SUBLINGUAL e a GLÂNDULA SUBMANDIBULAR).

Células Enterocromafins
Células Enterocromafins

Subtipo de células enteroendócrinas, encontradas na mucosa gastrintestinal, particularmente nas glândulas do ANTRO PILÓRICO, DUODENO e ÍLEO. Estas células secretam principalmente SEROTONINA e alguns neuropeptídeos. Seus grânulos secretores coram-se rapidamente com prata (coloração argentafin). Celulas Tipo Enterocromafim;

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2014 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições