Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Uretra
Uretra

Tubo que transporta a URINA da BEXIGA URINÁRIA para fora do corpo em ambos os sexos. Também tem uma funcão reprodutora no macho promovendo a passagem do ESPERMATOZÓIDE.

Trato Urinário
Trato Urinário

Rim
Rim

Órgão do corpo que filtra o sangue, secreta URINA e regula a concentração dos íons.

Córtex Renal
Córtex Renal

Zona mais externa do RIM (abaixo da cápsula), constituída pelos GLOMÉRULOS RENAIS, TÚBULOS RENAIS DISTAIS e TÚBULOS RENAIS PROXIMAIS.

Glomérulos Renais
Glomérulos Renais

Grupo de capilares enovelados (sustentados pelo tecido conjuntivo) que se iniciam em cada túbulo renal. Taxa de Filtração Glomerular; Fluxo Sanguíneo Renal Efetivo; Fluxo Plasmático Renal Efetivo;

Podócitos
Podócitos

Células epiteliais altamente diferenciadas na camada visceral da CÁPSULA DE BOWMAN no RIM. São formadas por um corpo celular, com EXTENSÕES DA SUPERFÍCIE CELULAR e extensões digitiformes secundárias (pedicelos). Com aquelas, envolvem os capilares do GLOMÉRULO RENAL, formando uma estrutura de filtração. Os pedicelos dos podócitos vizinhos interdigitam, deixando aberturas de filtração (ligadas a estruturas extracelulares, impermeáveis a grandes macromoléculas) denominadas diafragma de fenda (slit diaphragm), a última barreira no RIM contra perda de proteínas.

Membrana Basal Glomerular
Membrana Basal Glomerular

Camada de MATRIZ EXTRACELULAR localizada entre o ENDOTÉLIO dos capilares glomerulares e os PODÓCITOS da camada visceral interna da CÁPSULA DE BOWMAN. É o produto de dois tipos celulares. Age como uma barreira física e um filtro seletivo à íons. Doença Antimembrana Basal Glomerular;

Medula Renal
Medula Renal

Parte interna do rim. Consiste de estruturas cônicas estriadas - pirâmides de Malpighi, cujas bases são adjacentes ao córtex e os ápices formam papilas salientes que se projetam para dentro do lúmem dos cálices menores.

Néfrons
Néfrons

Unidades funcionais do rim formadas pelos glomérulos renais e seus respectivos túbulos.

Cápsula de Bowman
Cápsula de Bowman

Cápsula epitelial (com dupla camada) que é a extremidade bulbosa e fechada do sistema de túbulos renais. Circunda um aglomerado de capilares enovelados do GLOMÉRULO RENAL, continuando-se no túbulo contorcido proximal (TÚBULO PROXIMAL RENAL).

Pelve Renal
Pelve Renal

Expansão achatada, em forma de funil, conectando o URETER aos CÁLICES RENAIS.

Cálices Renais
Cálices Renais

Recessos da pelve renal que se dividem em dois cálices maiores, largos e em formato de cálice. Cada um desse cálices subdivide-se em 7 a 14 cálices menores. A urina é coletada nos cálices menores a partir dos tubos coletores, passa então ao cálice maior, pelve renal, ureter e penetra na bexiga urinária.

Ureter
Ureter

Um (do par) dos tubos (de paredes espessas), que transporta urina da PELVE RENAL à BEXIGA URINÁRIA.

Bexiga Urinária
Bexiga Urinária

Saco musculomembranoso ao longo do TRATO URINÁRIO. A URINA flui dos rins (KIDNEY) para dentro da bexiga via URETERES (URETER) e permanece lá até a MICÇÃO.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar