Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Glândula Pineal
Glândula Pineal

Órgão neuroendócrino sensível à luz, ligado ao teto do TERCEIRO VENTRÍCULO cerebral. A glândula pineal secreta MELATONINA, outras aminas biogênicas e neuropeptídeos.

Hipófise
Hipófise

Glândula pequena, ímpar, situada na SELA TÚRCICA, que se conecta com o HIPOTÁLAMO por um pedúnculo curto.

Adenohipófise
Adenohipófise

Lobo glandular anterior da hipófise, também conhecido como adenohipófise. Secreta os HORMÔNIOS ADENOHIPOFISÁRIOS que regulam funções vitais como CRESCIMENTO, METABOLISMO e REPRODUÇÃO.

Lactotrofos
Lactotrofos

Células da adeno-hipófise que produzem PROLACTINA.

Adenohipófise Parte Intermédia
Adenohipófise Parte Intermédia

Lobo intermediário da hipófise. Mostra considerável variação de tamanho entre as espécies sendo pequena em seres humanos e grande em anfíbios e vertebrados inferiores. Este lobo produz principalmente HORMÔNIOS ESTIMULADORES DE MELANÓCITOS e outros peptídeos do processamento pós-tradução de pró-opiomelanocortina (POMC).

Sistemas Neurossecretores
Sistemas Neurossecretores

Sistema de neurônios especializados na produção e secreção de hormônios, constituindo, em sua totalidade ou em parte, um sistema ou órgão endócrino respectivamente.

Eminência Mediana
Eminência Mediana

Área elevada na região infundibular do HIPOTÁLAMO, localizada no soalho do CÉREBRO (ventralmente ao TERCEIRO VENTRÍCULO e adjacente ao NÚCLEO ARQUEADO). É composta pela porção terminal dos neurônios hipotalâmicos e pela rede capilar do sistema portal-hipofisário e atua como conexão neuroendócrina entre o cérebro e a GLÂNDULA HIPÓFISE.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2019 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar