Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Mesencéfalo
Mesencéfalo

O meio das três vesículas cerebrais primitivas no encéfalo embrionário. Sem outra subdivisão, o mesencéfalo se desenvolve em uma porção curta e estreita, unindo a PONTE e o DIENCÉFALO. O mesencéfalo contém duas partes principais

Colículos Inferiores
Colículos Inferiores

Par posterior dos corpos quadrigêmeos contendo os centros da função auditiva.

Colículos Superiores
Colículos Superiores

Par anterior dos corpos quadrigêmeos contendo os centros da função visual.

Área Tegmentar Ventral
Área Tegmentar Ventral

Região no mesencéfalo localizada dorsomedialmente à substância negra e ventralmente ao núcleo rubro. Os sistemas dopaminérgicos mesocortical e mesolímbico têm sua origem nesta região, incluindo uma importante projeção para o núcleo acumbens. Uma exacerbação da atividade celular desta área tem sido sugerida por contribuir com os sintomas positivos da esquizofrenia.

Aqueduto Cerebral
Aqueduto Cerebral

Canal estreito, no mesencéfalo, que conecta o terceiro e o quarto ventrículos.

Metencéfalo
Metencéfalo

Porção anterior do rombencéfalo em desenvolvimento. Dá origem ao CEREBELO e PONTE.

Cerebelo
Cerebelo

Parte do encéfalo que fica atrás do TRONCO ENCEFÁLICO, na base posterior do crânio (FOSSA CRANIANA POSTERIOR). Também conhecido como "encéfalo pequeno", com convoluções semelhantes àquelas do CÓRTEX CEREBRAL, substância branca interna e núcleos cerebelares profundos. Sua função é coordenar movimentos voluntários, manter o equilíbrio e aprender habilidades motoras.

Células de Purkinje
Células de Purkinje

Neurônios eferentes do córtex cerebelar.

Bulbo
Bulbo

Porção inferior do TRONCO ENCEFÁLICO. É inferior à PONTE e anterior ao CEREBELO. A medula oblonga serve como estação de retransmissão entre o encéfalo e o cordão espinhal, e contém centros que regulam as atividades respiratória, vasomotora, cardíaca e reflexa.

Área Postrema
Área Postrema

Eminência pequena arredondada (em cada lado do QUARTO VENTRÍCULO) que recebe fibras nervosas do NÚCLEO SOLITÁRIO, MEDULA ESPINAL e áreas adjacentes da medula. A área postrema se localiza fora da BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA e entre suas funções atua como quimiorreceptor emético.

Tronco Encefálico
Tronco Encefálico

Parte do encéfalo que conecta os hemisférios cerebrais à medula espinhal. É formado por MESENCÉFALO, PONTE e MEDULA OBLONGA.

Formação Reticular
Formação Reticular

Região que se extende da PONTE & MEDULA OBLONGA ao longo do MESENCÉFALO. Caracterizada por uma diversidade de neurônios de vários tamanhos e formatos, organizados em agregações distintas e distribuídos em uma complexa rede de fibras.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar