Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Hipotálamo
Hipotálamo

Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.

Habenula
Habenula

Pequena protuberância localizada no ângulo posterior dorsal da parede do terceiro ventrículo, adjacente ao tâlamo dorsal e corpo pineal. Contém os núcleos da habênula, e compreende a maior parte do epitâlamo.

Fórnice
Fórnice

Feixe de fibras altamente mielinizadas do TELENCÉFALO, projetando da formação hipocampal para o HIPOTÁLAMO. Algumas autoridades consideram o fórnice parte do SISTEMA LÍMBICO. A fímbria começa como uma banda achatada formada por axônios que nascem do subículum e HIPOCAMPO, a qual então se espessa para formar o fórnice.

Condutos Olfatórios
Condutos Olfatórios

Conjunto de fibras nervosas que conduzem impulsos desde os receptores olfatórios até o córtex cerebral. Entre elas estão os

Bulbo Olfatório
Bulbo Olfatório

Corpo ovóide localizado sobre a placa crivosa do osso etmóide, onde termina o nervo olfatório. Contém vários tipos de células nervosas, incluindo as células mitrais, com cujos dendritos o nervo olfatório faz sinapse (formando os glomérulos olfatórios). O bulbo olfatório acessório, que recebe a projeção do ÓRGÃO VOMERONASAL através do nervo vomeronasal, também está incluído aqui.

Hipocampo
Hipocampo

Elevação curva da substância cinzenta, que se estende ao longo de todo o assoalho no corno temporal do ventrículo lateral (Tradução livre de Córtex Entorrinal; Via Perfurante;

Células Piramidais
Células Piramidais

Projeções neuronais localizadas no córtex cerebral e no hipocampo. As células piramidais apresentam corpo celular em formato piramidal com o ápice e um dendrito apical dirigido à superfície pial, e outros dendritos e um axônio emergindo da base. Os axônios podem apresentar ramos colaterais locais mas também projetam para fora suas regiões corticais.

Córtex Entorrinal
Córtex Entorrinal

Área citoarquiteturalmente bem definida do córtex cerebral multilaminado, na face medial do giro parahipocampal, imediatamente caudal ao córtex olfatório do uncus. Esta área é a origem do principal sistema fibroso neural aferente para o hipocampo, a chamado VIA PERFURANTE. (Tradução livre do original Via Perfurante;

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar