Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Fórnice
Fórnice

Feixe de fibras altamente mielinizadas do TELENCÉFALO, projetando da formação hipocampal para o HIPOTÁLAMO. Algumas autoridades consideram o fórnice parte do SISTEMA LÍMBICO. A fímbria começa como uma banda achatada formada por axônios que nascem do subículum e HIPOCAMPO, a qual então se espessa para formar o fórnice.

Condutos Olfatórios
Condutos Olfatórios

Conjunto de fibras nervosas que conduzem impulsos desde os receptores olfatórios até o córtex cerebral. Entre elas estão os

Bulbo Olfatório
Bulbo Olfatório

Corpo ovóide localizado sobre a placa crivosa do osso etmóide, onde termina o nervo olfatório. Contém vários tipos de células nervosas, incluindo as células mitrais, com cujos dendritos o nervo olfatório faz sinapse (formando os glomérulos olfatórios). O bulbo olfatório acessório, que recebe a projeção do ÓRGÃO VOMERONASAL através do nervo vomeronasal, também está incluído aqui.

Corpo Caloso
Corpo Caloso

Placa larga composta de fibras densamente mielinizadas que interconectam reciprocamente regiões do córtex de todos os lobos com as regiões correspondentes do hemisfério oposto. O corpo caloso está localizado profundamente na fissura longitudinal.

Cérebro
Cérebro

Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.

Córtex Cerebral
Córtex Cerebral

Camada delgada de substância cinzenta localizada na superfície do hemisfério cerebral desenvolvido a partir do telencéfalo e composta por giros. Alcança seu maior desenvolvimento no homem, sendo responsável pelas faculdades intelectuais e funções mentais superiores.

Hipocampo
Hipocampo

Elevação curva da substância cinzenta, que se estende ao longo de todo o assoalho no corno temporal do ventrículo lateral (Tradução livre de Córtex Entorrinal; Via Perfurante;

Células Piramidais
Células Piramidais

Projeções neuronais localizadas no córtex cerebral e no hipocampo. As células piramidais apresentam corpo celular em formato piramidal com o ápice e um dendrito apical dirigido à superfície pial, e outros dendritos e um axônio emergindo da base. Os axônios podem apresentar ramos colaterais locais mas também projetam para fora suas regiões corticais.

Lobo Frontal
Lobo Frontal

Parte anterior do hemisfério cerebral.

Córtex Motor
Córtex Motor

Área do lobo frontal relacionada com o controle motor primário. Situa-se anteriormente ao sulco central.

Córtex Pré-Frontal
Córtex Pré-Frontal

Parte rostral do lobo frontal, delimitado pelo sulco pré-central inferior nos humanos, o qual recebe fibras de projeção do núcleo dorso-medial do tálamo. O córtex pré-frontal recebe fibras aferentes não só de numerosas estruturas de diencéfalo, mesencéfalo e sistema límbico como também de aferências corticais de origem visual, auditivas e somáticas.

Lobo Temporal
Lobo Temporal

Parte lateral inferior do hemisfério cerebral.

Córtex Entorrinal
Córtex Entorrinal

Área citoarquiteturalmente bem definida do córtex cerebral multilaminado, na face medial do giro parahipocampal, imediatamente caudal ao córtex olfatório do uncus. Esta área é a origem do principal sistema fibroso neural aferente para o hipocampo, a chamado VIA PERFURANTE. (Tradução livre do original Via Perfurante;

Córtex Auditivo
Córtex Auditivo

Área de lobo temporal relacionada com a audição.

Lobo Occipital
Lobo Occipital

Parte posterior do hemisfério cerebral.

Córtex Visual
Córtex Visual

Área do lobo occipital relacionada com a visão.

Lobo Parietal
Lobo Parietal

Parte central superior do hemisfério cerebral.

Neocórtex
Neocórtex

A maior porção do CÓRTEX CEREBRAL. É composto de NEURÔNIOS organizados em seis camadas.

Globo Pálido
Globo Pálido

Representação da parte filogeneticamente mais primitiva do corpo estriado denominado páleo-estriado. Forma a parte menor e mais medial do núcleo lentiforme.

Neostriado
Neostriado

Filogeneticamente a parte mais recente do CORPO ESTRIADO consistindo do NÚCLEO CAUDADO e PUTÂMEN. É freqüentemente denominado simplesmente de estriado.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar