Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Glândula Pineal
Glândula Pineal

Órgão neuroendócrino sensível à luz, ligado ao teto do TERCEIRO VENTRÍCULO cerebral. A glândula pineal secreta MELATONINA, outras aminas biogênicas e neuropeptídeos.

Hipófise
Hipófise

Glândula pequena, ímpar, situada na SELA TÚRCICA, que se conecta com o HIPOTÁLAMO por um pedúnculo curto.

Adenohipófise
Adenohipófise

Lobo glandular anterior da hipófise, também conhecido como adenohipófise. Secreta os HORMÔNIOS ADENOHIPOFISÁRIOS que regulam funções vitais como CRESCIMENTO, METABOLISMO e REPRODUÇÃO.

Lactotrofos
Lactotrofos

Células da adeno-hipófise que produzem PROLACTINA.

Adenohipófise Parte Intermédia
Adenohipófise Parte Intermédia

Lobo intermediário da hipófise. Mostra considerável variação de tamanho entre as espécies sendo pequena em seres humanos e grande em anfíbios e vertebrados inferiores. Este lobo produz principalmente HORMÔNIOS ESTIMULADORES DE MELANÓCITOS e outros peptídeos do processamento pós-tradução de pró-opiomelanocortina (POMC).

Diencéfalo
Diencéfalo

Partes pareadas caudais do prosencéfalo, das quais derivam o TÁLAMO, o HIPOTÁLAMO, o EPITÁLAMO e o SUBTÁLAMO.

Hipotálamo
Hipotálamo

Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.

Área Preóptica
Área Preóptica

Região do hipotálamo entre a comissura anterior e o quiasma óptico.

Núcleo Arqueado
Núcleo Arqueado

Núcleo localizado no hipotâlamo médio na parte mais ventral do terceiro ventrículo próximo à entrada do recesso infundibular. Suas células pequenas estão em íntimo contato com o epêndima.

Habenula
Habenula

Pequena protuberância localizada no ângulo posterior dorsal da parede do terceiro ventrículo, adjacente ao tâlamo dorsal e corpo pineal. Contém os núcleos da habênula, e compreende a maior parte do epitâlamo.

Tálamo
Tálamo

Corpos pareados (contendo principalmente substância cinzenta), que formam uma parte da parede lateral do terceiro ventrículo do cérebro. O tálamo é a maior porção do diencéfalo, sendo geralmente dividido em agregados celulares (conhecidos como grupos nucleares).

Corpos Geniculados
Corpos Geniculados

Parte do diencéfalo localizado inferiormente à terminação caudal do tálamo dorsal. Inclui o corpo geniculado lateral que funciona como um relé para os impulsos visuais que se direcionam ao córtex calcarino provenientes do trato óptico, e o corpo geniculado medial que funciona como um relé para os impulsos auditivos provenientes do lemnisco lateral e que se dirigem para o córtex auditivo.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2018 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar