Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Componentes do Dente
Componentes do Dente

Os componentes anatômicos de um dente, seus tecidos e partes correlacionadas.

Colo do Dente
Colo do Dente

Parte estreitada do dente no nível da junção da coroa com a raiz ou raízes. Freqüentemente, é referida como a junção cemento-esmalte (JCE), a linha onde o cemento que reveste a raiz de um dente e o esmalte que o recobre se encontram.

Esmalte Dentário
Esmalte Dentário

Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original

Dentina
Dentina

A porção rígida do dente que está ao redor da polpa, revestida por esmalte na coroa e cemento na raiz, a qual é mais rígida e densa que osso, mas menos rígida que o esmalte, sendo desta forma facilmente desgastada quando deixada desprotegida.

Dentina Secundária
Dentina Secundária

Dentina formada por polpa normal, depois que a formação definitiva da raiz se completa.

Coroa Dentária
Coroa Dentária

A parte mais superior do dente, a qual une-se à parte inferior do dente (RAIZ DENTÁRIA) no colo (COLO DO DENTE) em uma linha denominada junção cemento-esmalte. A superfície total da coroa é revestida com esmalte que é mais espesso na extremidade e torna-se progressivamente mais delgado em direção ao colo.

Cemento Dentário
Cemento Dentário

Tecido conjuntivo rígido, semelhante à osso, revestindo a raiz de um dente desde a junção cemento-esmalte até o ápice, e que reveste o ápice do canal radicular, também auxiliando na sustentação do dente por funcionar como estrutura de fixação para o ligamento periodontal. (Tradução livre do original

Cavidade Pulpar
Cavidade Pulpar

O espaço em um dente limitado pela dentina e que contém a polpa dentária. A porção da cavidade dentro da coroa do dente é a câmara da polpa; enquanto que a porção dentro da raiz é o canal da polpa ou canal radicular.

Raiz Dentária
Raiz Dentária

Parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal. Os dentes que apresentam uma única raiz são os primeiro e segundo pré-molares mandibulares e o segundo pré-molar maxilar. O primeiro pré-molar maxilar apresenta duas raízes na maioria dos casos. Os molares maxilares apresentam três raízes.

Ápice Dentário
Ápice Dentário

A extremidade terminal da raiz de um dente.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2020 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar