Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Boca
Boca

Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes.

Lábio
Lábio

Cada uma das duas margens carnudas e altamente irrigadas da boca.

Glândulas Salivares
Glândulas Salivares

Glândulas que secretam SALIVA na bôca. Há três pares de glândulas salivares (GLÂNDULA PARÓTIDA, GLÂNDULA SUBLINGUAL e a GLÂNDULA SUBMANDIBULAR).

Glândula Parótida
Glândula Parótida

A maior dos três pares de GLÂNDULAS SALIVARES, que ficam do lado da FACE, imediatamente abaixo e em frente à ORELHA.

Glândula Sublingual
Glândula Sublingual

Glândula Submandibular
Glândula Submandibular

Uma de duas glândulas salivares no pescoço, localizada no espaço limitado pelos dois ventres do músculo digástrico e o ângulo da mandíbula; descarrega através do ducto submandibular; as unidades secretoras são predominantemente serosas, embora ocorram alguns alvéolos mucosos, alguns com semilúnios serosos. (Stedman, 25ª ed)

Ductos Salivares
Ductos Salivares

Qualquer dos dutos (parotídico, sublinguais maior e menor e submandibular) que tansportam saliva.

Dentição
Dentição

Os dentes conjuntamente na arcada dentária. Normalmente, a dentição se refere aos dentes naturais posicionados em seus alvéolos. A dentição referente aos dentes decíduos é a DENTIÇÃO PRIMÁRIA; e a referente aos dentes permanentes é a DENTIÇÃO PERMANENTE.

Língua
Língua

Freio Lingual
Freio Lingual

Papilas Gustativas
Papilas Gustativas

Pequenos órgãos sensoriais que contêm células receptoras gustatórias, células basais e células de sustentação. Em humanos, as papilas gustativas estão localizadas no epitélio da língua, palato e faringe. São inervadas pelo NERVO DA CORDA DO TÍMPANO (um ramo do nervo facial) e pelo NERVO GLOSSOFARÍNGEO.

Diastema
Diastema

Abertura ou fissura anormal entre dois dentes adjacentes. Freio Labial;

Dentição Permanente
Dentição Permanente

Os 32 dentes do adulto que substituem ou são adicionados em complemento aos dentes decíduos.

Dentição Primária
Dentição Primária

Os dentes que, primeiro pela ordem ou tempo de desenvolvimento, serão substituídos pela dentição permanente após a sua perda.

Dentição Mista
Dentição Mista

O complemento dos dentes no maxilar e mandíbula após a erupção de alguns dos dentes permanentes, mas antes de todos os dentes decíduos estarem ausentes.

Dente
Dente

Uma das estruturas cônicas duras situadas nos alvéolos da maxila e mandíbula, utilizadas na mastigação e que auxiliam a articulação. O dente é uma estrutura dérmica composta de dentina e revestida por cemento na raiz anatômica e por esmalte na coroa anatômica. Consiste numa raiz mergulhada no alvéolo, um colo recoberto pela gengiva e uma coroa, a parte exposta. No centro encontra-se a cavidade bulbar preenchida com retículo de tecido conjuntivo contendo uma substância gelatinosa (polpa do dente) e vasos sangüíneos e nervos que penetram através de uma abertura ou aberturas no ápice da raiz. Os 20 dentes decíduos ou dentes primários surgem entre o sexto e o nono e o vigésimo quarto mês de vida; sofrem esfoliação e são substituídos pelos 32 dentes permanentes, que aparecem entre o quinto e sétimo e entre o décimo sétimo e vigésimo terceiro anos. Existem quatro tipos de dentes

Incisivo
Incisivo

Qualquer dos oito dentes frontais (quatro maxilares e quatro mandibulares) que apresentam uma lâmina incisiva aguda para o corte do alimento e uma única raiz, os quais são encontrados no homem, tanto nos dentes permanentes quanto nos decíduos.

Dente Canino
Dente Canino

O terceiro dente para a direita e para a esquerda da linha média da maxila e da mandíbula, situado entre o segundo DENTE INCISIVO e DENTE PRÉ-MOLAR. (tradução livre do original

Dente Molar
Dente Molar

Os dentes mais posteriores em cada lado da mandíbula e maxila, totalizando oito na dentição decídua (2 de cada lado, superior e inferiormente), e usualmente doze na dentição permanente (3 de cada lado, superior e inferiormente). São dentes trituradores, apresentando coroas grandes e amplas superfícies de mastigação. (Tradução livre do original

Dente Serotino
Dente Serotino

O dente permanente localizado mais posteriormente em cada lado da maxila e mandíbula.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2026 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar