Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Glândula Pineal
Glândula Pineal

Órgão neuroendócrino sensível à luz, ligado ao teto do TERCEIRO VENTRÍCULO cerebral. A glândula pineal secreta MELATONINA, outras aminas biogênicas e neuropeptídeos.

Hipófise
Hipófise

Glândula pequena, ímpar, situada na SELA TÚRCICA, que se conecta com o HIPOTÁLAMO por um pedúnculo curto.

Adenohipófise
Adenohipófise

Lobo glandular anterior da hipófise, também conhecido como adenohipófise. Secreta os HORMÔNIOS ADENOHIPOFISÁRIOS que regulam funções vitais como CRESCIMENTO, METABOLISMO e REPRODUÇÃO.

Lactotrofos
Lactotrofos

Células da adeno-hipófise que produzem PROLACTINA.

Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Central

Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.

Encéfalo
Encéfalo

A parte do SISTEMA NERVOSO CENTRAL contida no CRÂNIO. O encéfalo embrionário surge do TUBO NEURAL, sendo composto de três partes principais, incluindo o PROSENCÉFALO (cérebro anterior), o MESENCÉFALO (cérebro médio) e o ROMBENCÉFALO (cérebro posterior). O encéfalo desenvolvido consiste em CÉREBRO, CEREBELO e outras estruturas do TRONCO ENCEFÁLICO (MeSH). Conjunto de órgãos do sistema nervoso central que compreende o cérebro, o cerebelo, a protuberância anular (ou ponte de Varólio) e a medula oblonga, estando todos contidos na caixa craniana e protegidos pela meninges e pelo líquido cefalorraquidiano. É a maior massa de tecido nervoso do organismo e contém bilhões de células nervosas. Seu peso médio, em um adulto, é da ordem de 1.360 g, nos homens e 1.250 g nas mulheres. Embriologicamente, corresponde ao conjunto de prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Seu crescimento é rápido entre o quinto ano de vida e os vinte anos. Na velhice diminui de peso. Inglês

Diencéfalo
Diencéfalo

Partes pareadas caudais do prosencéfalo, das quais derivam o TÁLAMO, o HIPOTÁLAMO, o EPITÁLAMO e o SUBTÁLAMO.

Hipotálamo
Hipotálamo

Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.

Área Preóptica
Área Preóptica

Região do hipotálamo entre a comissura anterior e o quiasma óptico.

Núcleo Arqueado
Núcleo Arqueado

Núcleo localizado no hipotâlamo médio na parte mais ventral do terceiro ventrículo próximo à entrada do recesso infundibular. Suas células pequenas estão em íntimo contato com o epêndima.

Habenula
Habenula

Pequena protuberância localizada no ângulo posterior dorsal da parede do terceiro ventrículo, adjacente ao tâlamo dorsal e corpo pineal. Contém os núcleos da habênula, e compreende a maior parte do epitâlamo.

Tálamo
Tálamo

Corpos pareados (contendo principalmente substância cinzenta), que formam uma parte da parede lateral do terceiro ventrículo do cérebro. O tálamo é a maior porção do diencéfalo, sendo geralmente dividido em agregados celulares (conhecidos como grupos nucleares).

Corpos Geniculados
Corpos Geniculados

Parte do diencéfalo localizado inferiormente à terminação caudal do tálamo dorsal. Inclui o corpo geniculado lateral que funciona como um relé para os impulsos visuais que se direcionam ao córtex calcarino provenientes do trato óptico, e o corpo geniculado medial que funciona como um relé para os impulsos auditivos provenientes do lemnisco lateral e que se dirigem para o córtex auditivo.

Fórnice
Fórnice

Feixe de fibras altamente mielinizadas do TELENCÉFALO, projetando da formação hipocampal para o HIPOTÁLAMO. Algumas autoridades consideram o fórnice parte do SISTEMA LÍMBICO. A fímbria começa como uma banda achatada formada por axônios que nascem do subículum e HIPOCAMPO, a qual então se espessa para formar o fórnice.

Condutos Olfatórios
Condutos Olfatórios

Conjunto de fibras nervosas que conduzem impulsos desde os receptores olfatórios até o córtex cerebral. Entre elas estão os

Bulbo Olfatório
Bulbo Olfatório

Corpo ovóide localizado sobre a placa crivosa do osso etmóide, onde termina o nervo olfatório. Contém vários tipos de células nervosas, incluindo as células mitrais, com cujos dendritos o nervo olfatório faz sinapse (formando os glomérulos olfatórios). O bulbo olfatório acessório, que recebe a projeção do ÓRGÃO VOMERONASAL através do nervo vomeronasal, também está incluído aqui.

Corpo Caloso
Corpo Caloso

Placa larga composta de fibras densamente mielinizadas que interconectam reciprocamente regiões do córtex de todos os lobos com as regiões correspondentes do hemisfério oposto. O corpo caloso está localizado profundamente na fissura longitudinal.

Córtex Cerebral
Córtex Cerebral

Camada delgada de substância cinzenta localizada na superfície do hemisfério cerebral desenvolvido a partir do telencéfalo e composta por giros. Alcança seu maior desenvolvimento no homem, sendo responsável pelas faculdades intelectuais e funções mentais superiores.

Hipocampo
Hipocampo

Elevação curva da substância cinzenta, que se estende ao longo de todo o assoalho no corno temporal do ventrículo lateral (Tradução livre de Córtex Entorrinal; Via Perfurante;

Células Piramidais
Células Piramidais

Projeções neuronais localizadas no córtex cerebral e no hipocampo. As células piramidais apresentam corpo celular em formato piramidal com o ápice e um dendrito apical dirigido à superfície pial, e outros dendritos e um axônio emergindo da base. Os axônios podem apresentar ramos colaterais locais mas também projetam para fora suas regiões corticais.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2017 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Anotações
Minhas edições
Sugestões
Enviar