Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Água Extravascular Pulmonar
Água Extravascular Pulmonar

Água presente nos pulmões. Seu volume é aproximadamente igual ou um pouco menor ao volume sangüíneo intracelular dos pulmões. Ácumulo da água extravascular pulmonar resulta em edema pulmonar. DF

Humor Aquoso
Humor Aquoso

Fluido aquoso e claro que preenche as câmaras anterior e posterior do olho. Apresenta um índice de refração menor que o cristalino, o qual está envolvido pelo humor aquoso, e está relacionado com o metabolismo da córnea e do cristalino.

Líquidos e Secreções
Líquidos e Secreções

Substâncias líquidas produzidas por organismos vivos afim de realizarem funções específicas ou de serem excretadas como resíduos. Secreções não incluem hormônios ou enzimas.

Bile
Bile

Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Cerume
Cerume

Secreções cerosas de cor amarela ou marrom, produzidas pelas glândulas sudoríparas apócrinas vestigiais no canal do ouvido externo.

Colostro
Colostro

Líquido amarelo, seroso, ralo, secretado pelas glândulas mamárias durante a gravidez e imediatamente após o parto (antes do início da lactação). Composto por substâncias imunologicamente ativas, células sanguíneas brancas, água, proteína, gordura e carboidratos.

Ácido Gástrico
Ácido Gástrico

Ácido clorídrico presente no SUCO GÁSTRICO.

Lágrimas
Lágrimas

Líquido secretado pelas glândulas lacrimais. Este líquido umedece a CONJUNTIVA e a CÓRNEA.

Verniz Caseoso
Verniz Caseoso

Uma substância untuosa composta de sebo e células epiteliais provenientes de descamação, que recobre a pele do feto.

Sangue
Sangue

Líquido corporal que circula no sistema vascular (VASOS SANGÜÍNEOS). O sangue total compreende o PLASMA e as CÉLULAS SANGÜÍNEAS.

Plasma
Plasma

Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).

Sangue Fetal
Sangue Fetal

Sangue do feto. A troca de nutrientes e de resíduos entre o sangue fetal e o materno ocorre através da PLACENTA. O sangue do cordão é o sangue contido nos vasos umbilicais (CORDÃO UMBILICAL) no momento do parto.

Exudatos e Transudatos
Exudatos e Transudatos

Exudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou de tecidos. Os transudatos são ralos e diluídos, contendo poucas células ou PROTEÍNAS.

Mecônio
Mecônio

Material mucilaginoso (espesso, de cor variando entre verde e preto) encontrado nos intestinos de fetos à termo. Constituído por secreções de glândulas intestinais, PIGMENTOS BILIARES, ÁCIDOS GRAXOS, LÍQUIDO AMNIÓTICO e fragmentos intra-uterinos. O mecônio constitui as primeiras evacuações feitas pelo recém-nascido.

Conteúdo Gastrointestinal
Conteúdo Gastrointestinal

Conteúdo compreendido em todo ou qualquer segmento do TRATO GASTROINTESTINAL

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2020 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar